10 dicas sobre fluxo de caixa para colocar em prática já

Confira nossas orientações para manter em dia a gestão financeira da sua empresa

Publicado em 16/07/2020

Foto: Envato Elements

Quem começa a empreender encontra uma série de dificuldades. São muitos os termos e compromissos que surgem na rotina de quem lidera um negócio -- e muitos cuidados que, quando não tomados, podem colocar em risco a existência da empresa.

O fluxo de caixa é um dos pilares que garantem a gestão efetiva do planejamento financeiro da empresa. Mas como fazê-lo? Para ajudar você a entender melhor a importância do fluxo de caixa, separamos aqui algumas dicas. Confira a seguir. 

  1. Planeje e gerencie no curto e longo prazo;
     
  2. Tenho plano A, B e C para um fluxo de caixa positivo;
     
  3. Tenha um parceiro no sistema financeiro;
     
  4. Registre todas as movimentações financeiras;
     
  5. Gestão e controle é o alicerce de um bom fluxo de caixa;
     
  6. Uma boa gestão do fluxo de caixa é igual a uma boa decisão financeira;
     
  7. Pagamentos e recebimentos são as veias e artérias do seu negócio;
     
  8. Controle, acompanhe e então pré-veja;
     
  9. Como empreendedor, é necessário ter plena consciência que planejar faz toda a diferença para o seu negócio deslanchar;
     
  10. É necessário analisar alguns pontos para realizar o fluxo de caixa, como o tempo que a empresa tem de mercado, o tipo de produto e/ou serviço que oferece, o público-alvo, o impacto macroeconômico no negócio, o seu posicionamento no mercado, etc. Esses elementos impactarão o seu planejamento.

Temos uma websérie exclusiva sobre Fluxo de Caixa, com mais dicas e orientações para o seu negócio. Quer assistir? Cadastre-se gratuitamente em nosso portal e acesse todos os episódios agora mesmo!