Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Perfil empreendedor: quais são as principais características?

Foto: Envato Elements

As suas motivações, uma ideia inusitada, talento ou capital para investimento? O que leva uma pessoa a se lançar em um empreendimento com oportunidades, mas também riscos? Não existe uma resposta certa. O conjunto de características de um empreendedor que vão determinar o seu perfil de atuação e a sua trajetória de sucesso no negócio. 

Nesse artigo, além de destacar as principais características de um empreendedor, vamos mostrar como desenvolver as competências que levam ao sucesso. Confira e entenda porque o movimento empreendedor é muito mais do que moda ou necessidade, mas sim algo baseado em pessoas e projetos de vida. Boa leitura. 

Aqui você vai ver:

  • O que é ser um empreendedor? 
  • Qual o perfil de um bom empreendedor? 
  • Quais são as características de um empreendedor?

O que é ser um empreendedor?

Empreendedor é alguém que realiza, ou seja, a pessoa que é capaz de produzir novas ideias com criatividade e empenho de realização. Essa concepção remete a criação do termo empreendedorismo na década de 1940 pelo economista austríaco Joseph A. Schumpeter.  

Segundo ele, o capitalismo é regido, principalmente, pelo processo de desconstrução criativa, baseado no desenvolvimento do novo e na destruição do velho. O agente básico desse processo é o empreendedor, justamente aquele que inicia o novo, enxerga o que ninguém vê, antecipa decisões antes de todos, enfim transforma os sonhos, desejos ou necessidades em ações.

Qual o perfil de um bom empreendedor?

Os empreendedores podem ser classificados como: informais, cooperados, individuais, franqueados, sociais corporativos, públicos, geradores de conhecimento e aqueles que optam por ter um negócio próprio. 

O perfil de um bom empreendedor compreende o seu papel no desenvolvimento econômico da sociedade e a importância de acompanhar as necessidades das pessoas. Ou seja, aspectos que definiram a concepção da ideia desse profissional e regem o espírito da atuação. Dessa forma, criatividade e curiosidade acompanham a empreitada. 

O início da jornada empreendedora pode ser desencadeado por uma necessidade pessoal de geração de renda ou identificação de uma oportunidade.

Quais são as características de um empreendedor?

1. Iniciativa

Só a intenção não vale de nada sem ações. Caso contrário, é possível que continue sendo espectador do sucesso de outro. Estar atento às oportunidades é essencial, além disso é preciso aproveitá-las para usufruí-las.

2. Persistência

Não desista após o primeiro fracasso. As dificuldades são as experiências de uma jornada de aprendizado. Com elas, são adquiridas muitas lições que podem ser úteis para reavaliar os planos e metas ou, até mesmo, o modelo de negócio.

3. Planejamento

A curva de aprendizado também compreende o monitoramento das informações de uma empresa. O empreendedor precisa estar atento para analisar e monitorar constantemente os seus resultados. Isso vai dar munição para correções e melhorias.

4. Autoconfiança

O empreendedor precisa passar credibilidade para os seus clientes e fornecedores. A melhor forma de conquistar a autoconfiança é tendo conhecimento profundo do negócio para extrair todas as informações necessárias e demonstrar que você sabe o que está fazendo diante de algum risco ou na tomada de uma decisão estratégica.

5. Liderança

O líder tem um papel chave no desenvolvimento de uma empresa ou projeto. Para desenvolver a liderança, é importante saber se colocar no lugar do outro, motivando e confiando no trabalho dos demais.

6. Conhecimento

Procurar estar atualizado o tempo inteiro é um trabalho contínuo, por isso deve ser uma característica do empreendedor. Esse exercício ajuda a encontrar novas maneiras de oferecer produtos e serviços. Além disso, poder ter informações estratégicas sobre os seus processos, clientes, fornecedores e concorrentes.

7. Visão empreendedora

Com uma visão empreendedora, é como se o profissional estivesse o tempo inteiro adiantado em relação aos demais. Uma exemplificação disso são os empreendedores que conseguem ter mais de um projeto em andamento.

8. Capacitação

Entre tantas características de um empreendedor, a capacitação profissional é um dos diferenciais competitivos. O conhecimento pode ajudar no direcionamento do negócio seja para ter mecanismos para acompanhar as tendências ou na escolha dos profissionais mais adequados para atuar nas áreas da sua empresa. 

Conte com os cursos do Programa Avançar para se capacitar cada vez mais! Acesse gratuitamente nossos cursos sobre Gestão de Negócios e Empreendedorismo :)

Quer saber mais sobre perfil empreendedor?

Continue lendo nossos artigos sobre Empreendedorismo, Abertura de Empresas e Contabilidade aqui no Programa Avançar e no Blog da Contabilizei, nosso parceiro nesse conteúdo. Boa leitura! 

 

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.