Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Perfil empreendedor: quais são as principais características?

mulher com perfil empreendedor sorrindo de braços cruzados

Motivações, uma ideia inusitada, talento ou capital para investimento? O que leva uma pessoa a se lançar em um empreendimento com oportunidades, mas também riscos? Não existe uma resposta certa. Na verdade, o conjunto de características de um empreendedor é que determinam o seu perfil de atuação e a sua trajetória de sucesso no mundo dos negócios.  

Neste artigo, além de destacar as principais características de um empreendedor, iremos mostrar como desenvolver as competências que levam ao sucesso. Confira e entenda o motivo pelo qual o movimento empreendedor é muito mais do que moda ou necessidade, mas sim algo baseado em pessoas e projetos de vida. Boa leitura.  

Conteúdos que você encontrará por aqui: 

  • O que é ser um empreendedor?  

  • Qual o perfil de um bom empreendedor?  

  • Quais são as características de um empreendedor? 

O que é ser um empreendedor? 

Empreendedor é alguém que realiza, ou seja, a pessoa que é capaz de produzir novas ideias com criatividade e empenho de realização. Essa concepção remete à criação do termo empreendedorismo na década de 1940, pelo economista austríaco Joseph A. Schumpeter.   

Segundo ele, o capitalismo é regido, principalmente, pelo processo de desconstrução criativa, baseado no desenvolvimento do novo e na destruição do velho. O agente básico desse processo é o empreendedor, justamente aquele que inicia o novo, enxerga o que ninguém vê, antecipa decisões antes de todos e transforma os sonhos, desejos ou necessidades em ações. 

Qual o perfil de um bom empreendedor? 

Os empreendedores podem ser classificados como: informais, cooperados, individuais, franqueados, sociais corporativos, públicos, geradores de conhecimento e aqueles que optam por ter um negócio próprio.  

O perfil de um bom empreendedor compreende o seu papel no desenvolvimento econômico da sociedade e a importância de acompanhar as necessidades das pessoas. Ou seja, aspectos que definiram a concepção da ideia desse profissional e regem o espírito da atuação. Dessa forma, criatividade e curiosidade acompanham a empreitada.  

O início da jornada empreendedora pode ser desencadeado por uma necessidade pessoal de geração de renda ou identificação de uma oportunidade. 

Quais são as características de um empreendedor? 

Embora cada empreendedor tenha sua própria essência, existem características que fazem parte de todos aqueles que desenvolvem esse espírito. Afinal, criar um negócio e fazê-lo prosperar são diferenciais nada fáceis de conquistar.  

  1. Iniciativa 

Intenções não são nada sem ações. O primeiro passo para uma carreira empreendedora é começar. Caso a iniciativa não seja tomada, é possível que você continue sendo espectador do sucesso de outras pessoas que fizeram acontecer. Estar atento às oportunidades é essencial, além de aproveitá-las da melhor forma possível. 

  1. Estabelecimento de metas 

Para qual caminho percorrer e, posteriormente, medir seu desempenho, é necessário definir onde você quer chegar. Por isso, faça um estudo de mercado e defina metas coerentes, com KPIs para monitorá-las, de acordo com a realidade do seu negócio. 

  1. Planejamento 

A curva de aprendizado também compreende o monitoramento das informações de uma empresa. O empreendedor precisa estar atento para analisar e monitorar constantemente as suas metas e os seus resultados. Isso dará munição para correções e melhorias. 

Curso Gratuito de Fluxo de Caixa com Certificado - Programa Avançar

  1. Comprometimento 

Após definir suas metas e planejar as ações a serem tomadas, é necessário ter comprometimento para colocar todos os planos em prática. Por isso, dê o seu máximo para alcançar os resultados almejados e não prometa aquilo que não é possível cumprir.  

  1. Persistência 

As dificuldades são as maiores experiências de uma jornada de aprendizado. Por isso, um bom empreendedor não desiste após o primeiro fracasso. Com as adversidades, são adquiridas muitas lições que podem ser úteis para reavaliar seus planos e metas ou, até mesmo, o modelo de negócio escolhido. 

  1. Autoconfiança 

A autoconfiança é uma das melhores características para que um empreendedor passe credibilidade aos seus clientes e fornecedores. A melhor maneira de conquistá-la é tendo conhecimento profundo do negócio em que você atua.  

Dessa forma, será possível manter uma postura estratégica e demonstrar que você sabe o que está fazendo diante de algum risco ou durante a tomada de uma decisão. 

  1. Liderança 

Lembre-se de que ser líder não é a mesma coisa que ser chefe: a ideia não é intimidar, mas sim incentivar. 

O líder tem um papel chave no desenvolvimento de uma empresa ou projeto. Para desenvolver a liderança, é importante saber se colocar no lugar do outro, motivando e confiando no trabalho dos demais. 

  1. Busca de informações 

Procurar estar atualizado o tempo todo é um trabalho contínuo e, por isso, esta deve ser uma característica do empreendedor. Esse exercício ajuda a encontrar novas maneiras de oferecer produtos e serviços, inovar e se destacar da concorrência.  

  1. Visão empreendedora 

Com uma visão empreendedora, é como se o profissional estivesse o tempo inteiro adiantado em relação aos demais. Uma exemplificação disso são os empreendedores que conseguem ter mais de um projeto em andamento. O maior objetivo deve ser alcançar os resultados, sabendo extrair o melhor da equipe. 

  1.  Capacitação 

Entre tantas características de um empreendedor, a capacitação profissional é um dos diferenciais competitivos. O conhecimento, com cursos de empreendedorismo e outros temas relacionados ao seu negócio, pode ajudar no direcionamento, seja para ter mecanismos para acompanhar as tendências, ou na escolha dos profissionais mais adequados para atuar nas áreas da sua empresa.  

Desenvolva seu perfil empreendedor com o Empretec 

Que tal um estímulo para desenvolver seu lado empreendedor? Com o Empretec, é possível! Estamos falando do maior curso intensivo de capacitação empreendedora do mundo. 

Trata-se de uma verdadeira imersão que utiliza uma metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU).  A experiência é dividida em 6 dias, com atividades, jogos, exercícios e debates, que visam desenvolver as principais características que um empreendedor precisa ter e, assim, aumentar as suas chances de alcançar o sucesso em seus negócios. Saiba mais informações e inscreva-se aqui

Gostou do conteúdo?  

Continue lendo nossos artigos sobre Empreendedorismo, Abertura de Empresas e Contabilidade aqui no Programa Avançar e no Blog da Contabilizei, nosso parceiro nesse conteúdo. Boa leitura! 

Post ID: | Current Page ID: 5019

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.