O que preciso saber para aceitar cartões na minha empresa?

São muitos os benefícios em aceitar pagamentos em cartão de débito ou crédito em empresas de variados segmentos. Entre eles pode-se destacar a segurança para o cliente e para o negócio, possibilidades de parcelamento e aumento do ticket médio das vendas, mobilidade, e muitas outras.

Publicado em 15/09/2020

Foto: Envato Elements

Quer mais informações sobre Meios de Pagamento? Clique aqui para se cadastrar gratuitamente em nosso portal e assistir nossa websérie.

 

Você sabe o que precisa ser feito para passar a aceitar pagamentos em cartões no seu negócio? E quais pontos de atenção são necessários?

Veja a seguir 05 passos para tomar essa decisão:

1. Ter uma conta bancária empresarial, ou seja, de pessoa jurídica.

Dessa forma fica mais fácil separar as contas pessoais e do negócio, mantendo controle sobre seu faturamento. Veja aqui outras vantagens de ter uma conta empresarial para o seu negócio.

2. Escolher o equipamento ideal

É fundamental pesquisar e comparar as opções do mercado. Algumas das  características a se levar em conta são o modelo de cobrança, que pode ser por meio de aluguel, com pagamento de um valor mensal, ou compra, e o tipo de equipamento: com fio, sem fio, TEF, Mobile, entre outros.

3. Conheça e compare as taxas cobradas

Para o uso do equipamento são cobradas taxas relativas às transações. Cada credenciadora cobra um percentual de desconto pelas vendas no débito e no crédito,

4. Entender os prazos de recebimento

Para cada modalidade de pagamento há prazos diferentes de recebimento. Conhecê-los é fundamental para organizar e controlar o seu fluxo de caixa.

  • Vendas a débito são créditadas em 24 horas a partir da data da compra
  • Vendas a crédito à vista são creditadas em 30 dias a partir da data da compra
  • Vendas a crédito parceladas variam de acordo com o número de parcelas, e com o primeiro recebimento também a partir de 30 dias.

5. Estrutura necessária

Outras questões importantes a se questionar no momento de tomar a decisão:

  • Qual a quantidade de máquinas necessária?
  • Equipamentos com fio ou sem fio?
  • Quais serviços adicionais serão necessários?
  • Como integrar a automação comercial já existente?

Para ajudar a responder essas questões e ter dicas exclusivas sobre a escolha do equipamento ideal para seu negócio, assista ao episódio 2 da Websérie Meios de Pagamento.

Temos conteúdos exclusivos para você desenvolver ainda mais o seu negócio. Cadastre-se gratuitamente e confira!