Dia das Crianças: como preparar seu e-commerce e vender mais

Confira estratégias para aumentar o valor das compras feitas em sua loja online

Publicado em 29/09/2020

Foto: Envato Elements

O Dia das Crianças de 2020 promete ser uma grande oportunidade de vendas para o e-commerce brasileiro. No ano passado, a data proporcionou um faturamento de R$ 3 bilhões para o comércio online, representando 23,9% a mais do que em 2018, segundo o relatório da Social Miner, que traz dados detalhados sobre o comportamento do consumidor e a performance do varejo virtual no período. A expectativa é ainda maior para este ano pelo sucesso experimentado no Dia das Mães (aumento de 117% no faturamento em comparação a 2019, segundo dados da Social Miner) e no Dia dos Pais (crescimento de 41% no faturamento frente ao ano passado, segundo a Ebit|Nielsen). Por isso, vale a pena adotar estratégias para aproveitar ao máximo o movimento de consumo pela data e ampliar suas vendas:

1. Prepare o ambiente do e-commerce

Faça seu cliente entrar no clima. Aproveite os espaços de destaque e coloque fotos e ilustrações que transmitam a alegria e inocência da infância.

2. Crie páginas de sugestões por faixa etária e perfis de crianças 

Este é um jeito do cliente ir direito ao ponto e ter mais segurança de que está adquirindo um produto adequado à idade e ao estilo da criança que quer presentear. De acordo com seu mix, crie perfis diferentes de crianças como, por exemplo, “aventureira”, “curiosa”, “cheia de estilo” e apresente opções de presentes que se encaixem nessas denominações.

3. Ofereça combinações de produtos 

Da mesma maneira que na loja física, é preciso aproveitar a presença do consumidor na loja online para ampliar o valor da venda. Monte ofertas com itens que se complementem, como por exemplo, um jogo de panelinhas para acompanhar a cozinha de brinquedo; ou, no caso de roupas, blusas e calças que combinem. Lembre-se de que o valor desses conjuntos deve ser menor do que os itens adquiridos de forma separada, para indicar uma vantagem na compra conjunta.

4. Faça campanhas com posts patrocinados

Aproveite a segmentação permitida pelo FacebookAds e o InstragramAds e faça o impulsionamento de posts sobre sua loja virtual. Essas são ferramentas interessantes por não exigirem um grande investimento e permitirem a determinação do perfil do público que se quer alcançar e da área de abrangência desejada.

5. Fique atento às regras de publicidade

Antes de criar e divulgar um post anunciando produtos ou promoções para o Dia das Crianças, saiba que existe uma série de recomendações para a publicidade direcionada ao público infantil. A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) publicou a cartilha “As leis, a publicidade e as crianças”. Ela traz as boas práticas para anúncios voltados para crianças e destaca as principais regras. Confira algumas:

  • É proibido o uso do imperativo, como “compre” ou “peça para seus pais”
  • O material não pode ser apresentado em formato jornalístico (como se fosse uma notícia)
  • O conteúdo não pode desvalorizar a família, escola, vida saudável, proteção ambiental ou conter algum tipo de preconceito racial, religioso ou social
  • O anúncio não pode difundir o medo na criança, expô-la a situações perigosas ou simular constrangimento por não poder consumir o produto ou serviço anunciado
  • É proibido associar crianças e adolescentes a situações ilegais, perigosas ou socialmente condenáveis

6. Considere o engajamento em campanha social

Que tal direcionar um percentual do total das vendas a uma entidade beneficente? 
Além de contribuir com quem mais precisa, essa é uma forma de envolver seu cliente e dar mais significado para a compra que ele está fazendo. Destaque a ação na sua loja virtual e em posts em redes sociais. Seja bastante transparente, indicando qual será a entidade beneficiada e, posteriormente, registre a entrega. Lembre-se de que você pode converter o valor total em produtos de sua própria loja, desde isso fique claro desde o início da campanha. Um exemplo é divulgar que parte das vendas será revertida para a entrega de brinquedos para determinada associação.

Quer mais dicas para fazer seu negócio online deslanchar? Ouça o Podcast Avançar sobre E-commerce, um conteúdo exclusivo repleto de informações sobre como criar boas experiências para seu cliente no ambiente digital.