Os varejistas tradicionalmente físicos que entraram no e-commerce têm obtido bons resultados no setor. Uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen mostra que as lojas físicas que comercializam seus produtos na internet respondem por mais da metade (51%) das vendas realizadas pela internet no Brasil. O faturamento desses players foi de R$ 27 bilhões em 2018, o que representa um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.
O resultado dos varejos físicos foi melhor do que o das empresas que já nasceram no e-commerce. Essas empresas representam 44,3% das vendas feitas na internet no país e tiveram um faturamento de R$ 23,6 bilhões no ano passado – alta de 11% em comparação ao período anterior.
“Entrar no e-commerce não é apenas vender produtos, é uma demanda mista entre a soma de produto, serviço e conteúdo. Para os fabricantes que estão ou desejam entrar neste universo, vale refletir sobre a alta exigência de experiência e serviços por parte dos consumidores, a satisfação instantânea quanto ao custo e prazo de frete, bem como a customização de pagamentos”, destaca o estudo.
Produtos mais procurados em fabricantes
A pesquisa também avalia o desempenho de sites de fabricantes de bens de consumo nas vendas online. Os itens mais comprados pelos consumidores nesses players foram eletrônicos e eletrodomésticos. As duas categorias somam 45% das vendas realizadas por esses sites, segundo o estudo. Perfumaria e cosméticos (16%), moda e acessórios (14%) e alimentos e bebidas (10%) completam o ranking das categorias mais vendidas.
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