Você sabe o que é pesquisa de mercado?

Método auxilia empresas a tomarem decisões mais efetivas

10-07-2019

Você sabe o que é pesquisa de mercado?
Foto: Pixabay

O que define o sucesso de um negócio? Uma empresa, definitivamente, precisa saber tomar decisões assertivas caso queira manter um bom posicionamento no mercado.

Por isso, quando se trata do desenvolvimento de uma organização, os membros da companhia não podem contar com o achismo: é impossível acertar nas escolhas sem analisar o cenário. Ou seja, é fundamental que a corporação invista em pesquisas que dão sustentação às suas medidas.

A principal delas é a pesquisa mercadológica, ferramenta de orientação de tomada de decisões, que deve ser aplicada – ou utilizada – quando seus resultados puderem contribuir para diminuir a incerteza de uma empresa acerca de ações a serem tomadas ou influenciar positivamente a organização na hora de fazer escolhas significativas para o andamento do negócio.

Setores

O método pode ser utilizado por diversas áreas de uma companhia. No setor de vendas, por exemplo, a pesquisa pode ser usada para estudar e conhecer o perfil dos consumidores e dos potenciais clientes,  facilitando a criação de iniciativas efetivas. Com a ferramenta, a empresa é capaz de:

  • Identificar novas tendências de mercado;
  • Avaliar a performance de seus produtos e serviços;
  • Estudar a concorrência de maneira estratégica;
  • Analisar a precificação que oferece;
  • Acompanhar a performance de fornecedores e demais parceiros.
O principal benefício que a pesquisa pode oferecer é auxiliar uma organização a identificar erros a tempo. Falhas podem passar despercebidas dentro de uma empresa, mas, com o tempo, podem gerar impactos extremamente negativos ao andamento do negócio.

No entanto, a pesquisa não basta por si só. A companhia precisa aprender a interpretá-la e, mais do que isso, estar apta para mudar sua estratégia caso os dados apontem algo com o qual não estava contando. Não adianta uma empresa investir em pesquisas de mercado se não está disposta a mudar para melhor.

Tipos de pesquisa

Quando falamos em pesquisa de mercado, existem dois métodos a serem seguidos: a pesquisa primária e a pesquisa secundária.

Na primária, dados são coletados a partir de questionários ou entrevistas especificamente para uma empresa e fornece informações a partir das necessidades da organização e da percepção de clientes da companhia.

Na pesquisa secundária, a empresa utiliza dados que já foram coletados para outros objetivos ou outras companhias, mas que também são úteis para o desenvolvimento do negócio. As informações podem ser encontradas em sites do governo ou especializados.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Conheça o indicador que você não pode deixar de medir na sua empresa

Notícias e Atualidades

Mais de 5,4 milhões de pessoas dependem da renda de um MEI

Desenvolvimento

Financiando o crescimento

Desenvolvimento

Quais os pontos de atenção ao buscar investimento?

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR