O que muda com a Carteira de Trabalho digital

Documento passa a ter uma versão totalmente eletrônica

26-09-2019
O que muda com a Carteira de Trabalho digital
Foto: Envato Elements

A partir desta terça-feira (24/9), os brasileiros passam a contar com a Carteira de Trabalho digital. O documento, totalmente em meio eletrônico, será equivalente à antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física.

A mudança, de acordo com o Ministério da Economia, vai assegurar facilidades para trabalhadores e empregados, com redução da burocracia e custos.

Mudanças

No momento da contratação, o novo empregado não precisará mais apresentar a carteira em papel. Ao informar o número do CPF ao empregador, o registro será realizado diretamente de forma digital.

“O documento digital está previamente emitido para todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). No entanto, cada trabalhador terá de habilitar o documento, com a criação de uma conta de acesso no endereço www.gov.br/trabalho”, afirma o comunicado do ministério.

As empresas que já utilizam o e-Social poderão contratar funcionários sem a necessidade de exigir o documento físico.

As anotações que antes eram feitas na CTPS física serão realizadas eletronicamente. Para acompanhar essas anotações, o trabalhador poderá utilizar um aplicativo especialmente desenvolvido para celulares (com versões IOS e Android) ou acessar o ambiente www.gov.br (solução web).

“A Carteira digital tem como identificação única o número do CPF do trabalhador, que passa a ser o número válido para fins de registro trabalhista. Diante disso, é importante que os empregadores que utilizam o e-Social observem, no momento da contratação, critérios como a idade mínima dos brasileiros e estrangeiros e o amparo legal dos estrangeiros com relação ao direito a atividade remunerada no país”, orienta o ministério.


Confira também: 5 práticas para gerenciar equipes remotas

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Contratações e demissões serão comunicadas pelo eSocial a partir de 2020

Notícias e Atualidades

Governo altera três normas sobre saúde e segurança do trabalhador

Desenvolvimento

Demissão: o que fazer quando ela é a única saída?

Desenvolvimento

Gestão de Pessoas 2 - Maira Habimorad

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR