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Agronegócio Internacionalização

4 dicas para escolher o melhor transporte na exportação de produtos



Se você pretende internacionalizar o seu negócio, é importante definir qual transporte para exportação de produto é o mais adequado à sua empresa. Ele deve ser definido durante o
planejamento estratégico, tendo por base não só o custo, mas a velocidade e a segurança no envio.

Separamos os principais meios de transporte para exportação. Acompanhe o artigo!

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Principais modais de transporte

Transporte rodoviário

O modal rodoviário é o mais usado pelo brasileiro quando o assunto é transporte nacional. Também é muito empregado em envios pela América Latina. Em 2017, de acordo com o Anuário CNT do Transporte 2017, feito pela Confederação Nacional do Transporte, 1269 empresas realizavam o transporte de carga internacional, contando com 49.238 veículos. Isso demonstra a dimensão do setor.

Transporte aéreo

O transporte aéreo é recomendado para quem prefere agilidade na entrega. Esse meio também é indicado para quem comercializa poucos produtos de alto valor agregado — desde que possam ser transportados dessa forma.

Conforme a CNT, 750,7 milhões de toneladas de carga paga foram transportadas em voos internacionais que tiveram o Brasil como destino ou origem em 2015.

Transporte aquaviário

O envio de carga por meio de embarcação é tradicional, sendo empregado para distribuição de grandes quantidades de produtos entre portos nacionais e internacionais (navegação de longo curso), além de hidrovias.

Em 2016, segundo a CNT, o Brasil registrou 997,4 milhões de toneladas de cargas movimentadas nas instalações portuárias.

Esse modal é indicado para quem trabalha com commodities e prioriza o fator preço, já que é considerado um dos mais baratos para os produtos exportados do Brasil.

Transporte ferroviário

Ainda de acordo com informação da CNT, em 2016 foram transportados 503,8 milhões de toneladas úteis (TU) de produtos por essa modalidade. Isso faz com que ela seja muito usada no escoamento de cargas, inclusive na exportação.

Por meio de ferrovia, é possível enviar uma grande quantidade de mercadoria em cada vagão, sendo um meio econômico.

A importância de fazer a escolha certa

Escolher o modal certo é importante para sua estratégia go to market, que relaciona o mercado de atuação, o produto comercializado e o consumidor.

Se você priorizar preço, será necessário optar por um modal econômico, como navio ou trem. Se preferir agilidade, o transporte aéreo ganhará ponto. Uma escolha acertada contribui para sua estratégia mercadológica.

Para decidir corretamente, também é preciso contar com um bom parceiro de negócio. Nesse caso, o Santander pode ajudar. Quer saber como? Visite o Clube Santander, uma rede de relacionamento entre clientes da instituição que tem o intuito de simplificar a sua entrada no mercado exterior.

Quatro dicas para encontrar a modalidade adequada de transporte

1. Avaliar o tempo de entrega do produto

O tempo é fator principal na hora de escolher um modal. Se uma época festiva está se aproximando, por exemplo, é preciso enviar sua mercadoria o mais rápido possível.

Uma entrega veloz também serve como diferencial competitivo frente à concorrência, além de satisfazer o cliente.

2. Pensar no preço da exportação

É importante mensurar o custo adicional que a exportação traz ao produto. O transporte aéreo, por exemplo, é considerado o mais rápido, mas também é oneroso. O envio por esse modal pode encarecer a mercadoria, fazendo com que ela perca competitividade no preço.

3. Analisar a condição mínima de qualidade exigida no destino

Se você precisa que sua mercadoria chegue bem-conservada ao destino, talvez seja melhor optar pelo meio mais rápido e com um bom condicionamento.

Esse é o caso de todo produto perecível, especialmente quando é exportado para uma região exigente quanto à qualidade (como a Europa). Nesse caso, o ideal é optar por avião (que é rápido) ou navio (em uma câmara de refrigeração que conserve o item).

4. Considerar a distância percorrida

Em uma região de fronteira, o transporte de carga por via terrestre pode ser mais ágil do que por meio marítimo e até mesmo aéreo, sendo também econômico. Por isso, é importante medir a distância entre o ponto de distribuição e o destinatário.

Acertar na escolha do transporte para exportação pode tornar seu negócio competitivo. É essencial considerar as dicas acima antes de optar pelo modal mais vantajoso.

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