Busca
Agronegócio Internacionalização

Sucesso pelo mundo! Conheça a história destas 5 empresas brasileiras que se deram bem no exterior

Foto: Envato Elements

O comércio exterior brasileiro tem avançado. O país teve a maior alta de exportação e importação entre as nações do grupo G-20. Isso se deve à internacionalização crescente, mas também ao sucesso de algumas empresas que já atuam há alguns anos no mercado externo.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira a seguir a história de algumas delas!

1. Havaianas

A Havaianas é um exemplo de empresa brasileira que se internacionalizou e ainda mantém uma expansão crescente. Criada em 1962, a companhia era focada na fabricação de um chinelo de baixo custo, 'bom e barato'. Ao ser reformulada em 1994, ela passou por diferentes etapas que levaram à consolidação de uma marca de moda reconhecida.

A internacionalização aconteceu no começo dos anos 2000. A aposta para entrar no mercado mundial foi criar uma estratégia de marca, associando-a à sofisticação de sandálias. Hoje, a Havaianas é um exemplo de sucesso no exterior, sendo comercializada em milhares de pontos pelo globo.

2. Stefanini

A Stefanini também é uma empresa brasileira que tem se destacado no exterior. O processo de internacionalização da marca, focada em serviço e assessoria em informática, começou há mais de 10 anos.

A aquisição de outras empresas foi uma porta de entrada no mercado global. Hoje, a marca está presente em 37 países, sendo impulsionada pela melhoria constante de gestão — o que abrange especialmente a formação profissional, que será responsável por oferecer o serviço final para o cliente.

3. BRF

A criação da BRF se deu a partir da união entre a Perdigão e a Sadia, fusão que foi concluída em 2012. O histórico de cada companhia envolve basicamente um negócio familiar que se expandiu até virar um grande player no mercado de alimentação no Brasil.

O processo de internacionalização foi tão bem-sucedido que, hoje, a BRF já é comercializada para mais de 150 países. Estrategicamente, a empresa foca em agregar marcas globais para aumentar o reconhecimento de mercado, tendo para isso um portfólio em contínuo crescimento.

4. DMS Logistics

A empresa de logística DMS Logistics foi fundada no Rio de Janeiro em 1987. Ela é reconhecida por atender diferentes segmentos, especialmente farmacêutico e aeroespacial, mas também de energia, telecomunicações e moda.

Hoje, a DMS Logistics está presente em 5 países, mas já se prepara para expandir a operação. De acordo com a Forbes, a representatividade do mercado internacional na receita é de 44% — ou seja, quase metade da arrecadação é proveniente da internacionalização. E esse número promete aumentar nos próximos anos, com a expansão da marca.

5. Embraer

A Embraer é uma fabricante de aeronaves brasileira fundada em 1969 pelo governo federal, mas privatizada posteriormente. Hoje, é considerada uma das empresas que mais vendem no exterior. Cerca de 90% do que ela produz já é comercializado no mercado internacional. Os aviões de diferentes portes são usados por companhias aéreas em mais de 60 países.

A presença internacional foi marcada pelo investimento em pesquisa e desenvolvimento, bem como tecnologia, o que a fez ser reconhecida. A diversificação, como a oferta de jatos executivos, tornou-a um dos principais players do mercado.

O sucesso no exterior de empresas brasileiras mostra que o investimento em internacionalização continua sendo uma boa alternativa para a expansão de um negócio.

Temos conteúdos exclusivos para você desenvolver ainda mais o seu negócio.
Cadastre-se gratuitamente e confira!

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.