Busca
Agronegócio Internacionalização

Como ter um bom relacionamento com fornecedores fora do país?



Em um mundo globalizado, é de se esperar que um empreendedor busque em outro país algum produto que possa melhorar seu negócio. Por esse motivo, o
relacionamento com fornecedores estrangeiros merece atenção especial, já que ele pode trazer vantagem para ambos os lados.

Mas como criar uma parceria sólida e manter um bom relacionamento com o fornecedor de outro país? É isso que você vai conferir no artigo de hoje. Continue a leitura e conheça algumas dicas para estreitar esse laço com o mercado internacional.

Estude seu fornecedor

Quando se fala em operação internacional, é preciso ter o máximo de informação sobre seu parceiro de negócio. Converse com quem já trabalhou com ele e pesquise seu modo de operar. Estudar quem vai trabalhar com você é um grande passo para não ter nenhuma surpresa no futuro.

Confira a relação financeira entre o seu país e o de seu fornecedor, a documentação exigida e tudo mais que poderia atrapalhar seu relacionamento com ele. Foque em aprender bem o inglês e até outra língua que também seja praticada em grande parte do mundo. Assim você será capaz de se comunicar de maneira clara.

Saia do e-mail para se comunicar

Muitas vezes, a conversa com o fornecedor estrangeiro fica restrita ao e-mail, e a relação não se desenvolve. Faça uma ligação ou conferência por vídeo sempre que possível, tentando manter um tom menos formal.

Por ser escrito, o e-mail é mais suscetível a uma interpretação errada. Ele também pode demorar pra ser respondido, atrasando algum processo que poderia ter sido resolvido com uma ligação rápida.

Evite fazer acordo verbal

Fazer um contrato por escrito pode até dar mais trabalho, mas é uma maneira de blindar sua empresa e até seu fornecedor de um mal-entendido. Sempre descreva tudo o que foi acordado em um contrato e, dependendo da complexidade do assunto, peça ao seu advogado que redija ou que revise o contrato já pronto.

Mesmo que haja uma confiança mútua entre fornecedor e empresa, um acordo verbal pode deixar dúvida e não ser cumprido por uma parte, sem que ela tenha que sofrer a consequência. Por isso, não se arrisque com esse tipo de negócio.

Cuide bem do pagamento

O pagamento em dia é primordial para quem deseja manter um bom relacionamento com seu fornecedor. No caso de estrangeiros, ser um bom pagador faz você ganhar ainda mais ponto.

Deixe registrado em papel qual será a forma de pagamento: por crédito documentário, remessa sem saque, pagamento antecipado ou cobrança documentária. Esta última é uma das formas mais seguras, já que o fornecedor envia a mercadoria junto aos papéis necessários para retirá-la. O recebedor, então, tem acesso a tudo assim que efetuar o pagamento.

Manter um bom relacionamento com fornecedores estrangeiros é essencial para conseguir fazer seu negócio prosperar em um mundo globalizado. Procurar mercadoria com um custo mais baixo e com melhor forma de negociação pode ajudar muito na economia e, consequentemente, no sucesso da sua empresa.

Esta pensando em internacionalizar sua empresa? Então conheça o Santander Trade, uma ferramenta que poderá apoia-lo nesse processo.

Post ID: | Current Page ID: 5414

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.