Busca
Agronegócio Internacionalização

Receita deixa de cobrar IOF sobre câmbio de exportações

Foto: Envato Elements

Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações de câmbio relativas ao ingresso no Brasil de receitas de exportação deixou de ser cobrado pela Receita Federal. A informação foi publicada no Diário Oficial da União através de uma solução de consulta, feita para esclarecer os exportadores sobre a incidência de IOF e reformular entendimento feito no ano passado, segundo a Agência Brasil.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Receita passou a exigir, no final de 2018, o recolhimento de 0,38% sobre divisas de exportações que entrassem no país.

No entanto, as empresas não conseguem fazer a operação de câmbio de exportação no mesmo dia em que recebem o recurso. Entre os motivos destacados pelo Fórum de Competitividade das Exportações da CNI estão: o fuso horário, o recebimento de pagamento após o horário bancário, a complexidade das ações e a impossibilidade de manter um funcionário para monitorar o recebimento do pagamento para então providenciar imediatamente a operação de câmbio.

Isenção

No caso de operações de câmbio relativas ao ingresso no país de receitas de exportação de bens e serviços, a alíquota de IOF é zero, segundo a publicação do Diário Oficial. É preciso obedecer aos prazos para que as empresas tenham a isenção, conforme normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central.

“O contrato de câmbio de exportação deverá ser celebrado para liquidação pronta ou futura, prévia ou posteriormente ao embarque da mercadoria ou da prestação do serviço, observado o prazo máximo de 750 dias entre a contratação e a liquidação”, explica a publicação.

No caso de contratação prévia, o prazo máximo entre a contratação de câmbio e o embarque da mercadoria ou da prestação do serviço é de 360 dias. O prazo máximo para liquidação do contrato de câmbio é o último dia útil do 12º mês subsequente ao do embarque da mercadoria ou da prestação do serviço.

Quer vender para outros países? Conheça nossas iniciativas que oferecem atendimento personalizado, ferramentas, produtos e serviços para apoiá-lo a expandir seus negócios para o mercado internacional.

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.