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Como evitar conflitos culturais na hora de expandir sua empresa?




Ronaldo expandiu seu negócio para o exterior e ficou animado com o potencial de crescimento que sua empresa teria por alcançar novos mercados. Agora, sua equipe contava com funcionários de dois países, compartilhando ideias e gerenciando projetos. Mas ele não tinha previsto um problema: os conflitos culturais.

Não era só a forma de se comunicar que produzia conflitos. Questões relacionadas à ética, aos valores e à visão corporativa geravam entraves que começaram a atrapalhar o andamento de operações e a prejudicar o clima organizacional.

Como lidar com essa situação? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Saiba o que as empresas ao redor do mundo têm feito para evitar os conflitos culturais no ambiente corporativo!

Mantenha o diálogo sempre aberto

O diálogo deve sempre ser estimulado, seja com o gestor, seja entre os colaboradores. Comunicar-se com respeito, de modo tranquilo e racional, é uma habilidade que deve ser desenvolvida.

Além disso, é importante que cada lado apresente seu argumento com base em informações concretas. Dessa forma, será mais fácil encontrar um equilíbrio entre as partes no momento de intermediar um conflito, aproveitando o melhor das duas contribuições.

Seja empático com o que é diferente

O dicionário Houaiss da língua portuguesa define 'empatia' como 'a capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende'. Trata-se então de uma habilidade muito importante para lidar com a diferença.

A pessoa empática sabe se colocar no lugar do outro e consegue entender o motivo que levou seu colega a ter uma postura inesperada. Essa virtude é essencial para evitar conflitos culturais, contribuindo para que sempre haja respeito entre os colaboradores, independentemente de suas diferenças.

Estimule o compartilhamento de experiências

Diversidade é sinal de multiplicidade de experiências. E quanto mais variadas são as vivências, mais ricas podem ser as ideias. Entrar em contato com uma nova forma de enxergar o mundo abre nosso horizonte para possibilidades que não víamos antes.

Para fomentar essa troca, uma boa dica pode ser promover uma reunião com os funcionários e selecionar um representante para expor sua cultura de modo respeitoso, abordando costumes, história e religião, por exemplo. Esse conhecimento mais profundo sobre o outro tende a reduzir o preconceito e amenizar o choque.

Promova a diversidade na empresa

Segundo um estudo divulgado pela Harvard Business Review, a diversidade cultural pode estimular a criatividade no ambiente corporativo. Ao conviver com o diferente, entramos em contato com uma nova forma de pensar, abrindo margem a outras percepções.

Nesse contexto, uma pesquisa publicada na Revista de Psicologia Social Experimental recomendou que o gestor forme grupos com maior diversidade quando o objetivo for gerar ideias, mas monte um time homogêneo na hora de executá-las. Essa estratégia se baseia na conclusão de que a homogeneidade favorece o consenso, enquanto a diversidade estimula a criatividade.

É natural que, em um mundo globalizado, as fronteiras fiquem cada vez menos definidas — o que se reflete em empresas que encaram o desafio da internacionalização. Diante disso, os conflitos culturais tornam-se um problema quase inevitável. Cabe ao gestor implementar estratégias para diminuir o preconceito e promover o respeito à diferença.

Gostou da ideia de fazer sua empresa cruzar as fronteiras? Então, saiba como podemos ajudá-lo a encontrar novos parceiros e mercados internacionais!

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