Busca
Agronegócio Inovação & Tecnologia

Você sabe o que é um Chatbot?


A comunicação com a sua marca é essencial para fortalecer o relacionamento com o cliente, concorda? O chatbot é um um novo canal por meio do qual é possível automatizar e agilizar essa interação, tornando-a individualizada.

Esta ferramenta é capaz de interagir imitando o comportamento humano, respondendo a dúvidas ou comandos por voz ou texto. Trata-se de um software equipado com inteligência artificial, capaz de manter um diálogo em tempo real e se adaptar ao interlocutor. Embora essa tecnologia não seja uma novidade, apenas recentemente foram desenvolvidos chatbots eficientes de fato.

Veja as principais funções que essa ferramenta pode cumprir:

Atendimento ao cliente

Graças à utilização da inteligência artificial, o chatbot fornece um serviço personalizado para cada usuário, disponibilizando informações de acordo com o seu interesse. Ele é capaz de analisar parâmetros para entender o que o usuário deseja a fim de agir em conformidade.

Ensino e aprendizado

Lembre-se de que essa ferramenta se torna ainda mais inteligente à medida que aprende em cada conversa. Além disso, implementar um chatbot significa oferecer um atendimento 24 horas.

Automação

A automação é outra função importante de qualquer chat. Com esse recurso, o usuário de um chatbot pode formular uma pergunta e obter a resposta imediata.

Fortalecimento da marca

Como consequência da qualidade do atendimento, o chatbot contribui para fortalecer a marca. Se o cliente fica satisfeito, é comum que ele faça uma recomendação espontânea a um amigo ou familiar.

Geração de leads

De modo geral, o chatbot integrado a um site ou página do Facebook é carregado assim que o usuário realiza o acesso. Rapidamente, o assistente virtual faz um cumprimento gentil e oferece ajuda.

Se o usuário quer saber o preço ou um detalhe de determinado produto, o chatbot fornece a informação em questão de segundos. Na prática, essa ferramenta pode ser a solução perfeita para despertar o interesse do visitante e gerar leads qualificados.

Quais são as vantagens de utilizar um chatbot?

Usar um chatbot implica na aquisição de uma série de vantagens competitivas e na geração de valor para a sua marca. Em um ambiente tão competitivo quanto o atual, toda diferenciação positiva é válida.

Redução de custo

A implementação de um chatbot reduz o custo na empresa. Ele pode atuar, por exemplo, como um consultor de venda ou como um serviço completo de atendimento ao consumidor. Com isso, não é preciso manter uma grande equipe apenas para resolver aquela dúvida corriqueira do usuário.

Engajamento

O consumidor prefere se relacionar com uma marca por meio de mensagem online. Esse fato deve ser interpretado como uma grande oportunidade para empresas de qualquer segmento.

Para garantir o sucesso da utilização de um chatbot e gerar engajamento, a chave é satisfazer o cliente e atender à sua expectativa.

Post ID: | Current Page ID: 3800

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.