Busca
Agronegócio Gestão Operacional

Está na hora de contratar um gerente para a empresa?






Chega uma hora no andamento dos negócios, principalmente se eles estão prosperando, em que é preciso pensar no aumento de pessoal. Ampliar a equipe pode ser uma forma eficiente de atender às demandas e, consequentemente, investir no crescimento da empresa.

No entanto, muitas vezes, a ampliação do pessoal implica, também, no aumento das preocupações com gestão, solução de problemas internos, organização da folha de pagamento, acompanhamento de metas, etc. Ficou cansado só de ler, não é mesmo?

Talvez chegou a hora de contratar um gerente para a sua empresa.

 

O que faz um gerente?

Sem entrar no mérito de especificidades da função, em linhas gerais, o gerente será um mediador entre a direção da empresa e as funções do negócio.

Contratar um gerentesignifica que, ao invés de você, um outro colaborador é quem vai lidar diretamente com a gestão das atividades práticas do seu empreendimento.

Pode ser um braço administrativo, por exemplo, de recursos humanos ou no departamento de vendas.

O grande diferencial da proposta está na sua atuação, que deixa de ser diretamente com os empregados, ao menos em suas tarefas diárias, e passa a ter uma característica de gestão mais executiva, focada no andamento da empresa, no aspecto macro.

 

Quais as qualidades de um bom gerente

Dentre as características desejáveis no momento de contratar um gerenteestá, principalmente, que ele tenha pleno conhecimento dos planos e metas do empreendimento, para que possa agir de maneira adequada junto aos demais colaboradores.

Ter um bom relacionamento com a equipe é desejável, mas é primordial que ele reúna condições para lidar com os problemas diários do setor.

Com relação à formação acadêmica, no geral, aconselha-se a contratação de graduados em Administração de Empresas ou pós-graduados em áreas de gerência.

No entanto, o que se tem visto no mercado são profissionais que tenham experiência na área em que atuam, disposição para aprender e, é claro, crescer com a empresa.

 

Não descarte uma eventual promoção de gerente

Às vezes, enquanto o olhar está focado para o lado externo da empresa, internamente há soluções que estão bem ao nosso alcance.

Tente, ao máximo, conhecer características de trabalho e personalidade de toda a sua equipe. Na possibilidade de crescimento da estrutura hierárquica, considere promover um dos empregados à nova função.

Ter um gerente que já conhece a casa pode significar um investimento eficiente, em uma pessoa que domina a rotina da empresa e dos colaboradores.

Post ID: | Current Page ID: 5563

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.