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Para uma empresa aumentar as vendas e gerar mais lucros, é importante saber a diferença entre eficiência e otimização. A primeira, que inclui práticas como CRM e dashboards KPI, busca potencializar a força de vendas. A segunda, que envolve decisões como, por exemplo, seleção de clientes, define para onde a força de vendas vai ser direcionada.
Para melhorar a produtividade da cultura de vendas, um empreendedor pode investir nas 4 práticas a seguir:
1. Revisar o desempenho
É importante investir na revisão de desempenho das vendas, que deve ser gerenciada pelos gerentes da empresa. As revisões podem revelar a direção estratégica que deve ser seguida pela corporação, pois os padrões de seleção e interação com os clientes podem ser alterados. Revisões eficientes podem avaliar possíveis mudanças de preço a partir de comentários ouvidos pelos gerentes ou alterações no suporte técnico para um segmento de clientes, por exemplo.
Alinhar a estratégia e as vendas pode significar, às vezes, 'eliminar' consumidores que possuem contas não rentáveis.
2. Extrair informações relevantes na capacidade de vendas
A capacidade para atingir o público-alvo de uma empresa pode definir a produtividade da equipe de vendas. Ao ter acesso a dados como, por exemplo, a relação de despesa para a receita, o líder precisa saber como usar as informações relevantes, pois elas são uma forma de aplicar os números na realidade dos integrantes da equipe.
3. Avaliar os clientes e medir o custo para servir
Nenhum cliente é igual: alguns exigem mais esforço da equipe de vendas, outros fazem compras personalizadas. Portanto, a corporação precisa avaliar se as diferenças nos custos para servir cada cliente podem passar por um processo de otimização. Dessa forma, a estratégia da equipe fica coerente com a da companhia.
4. Todos precisam estar envolvidos no processo
É importante que os integrantes de uma equipe tenham em mente que todos participam da concretização de uma venda, ainda que indiretamente. Os funcionários que não são da equipe também podem refletir sobre sistemas que facilitem o trabalho dos vendedores, por exemplo.
Leia também:
» Vídeo: que tipo de profissional faz parte da equipe de vendas ideal?
» Vídeo: a marca é o reflexo de uma empresa
Para uma empresa aumentar as vendas e gerar mais lucros, é importante saber a diferença entre eficiência e otimização. A primeira, que inclui práticas como CRM e dashboards KPI, busca potencializar a força de vendas. A segunda, que envolve decisões como, por exemplo, seleção de clientes, define para onde a força de vendas vai ser direcionada.
Para melhorar a produtividade da cultura de vendas, um empreendedor pode investir nas 4 práticas a seguir:
1. Revisar o desempenho
É importante investir na revisão de desempenho das vendas, que deve ser gerenciada pelos gerentes da empresa. As revisões podem revelar a direção estratégica que deve ser seguida pela corporação, pois os padrões de seleção e interação com os clientes podem ser alterados. Revisões eficientes podem avaliar possíveis mudanças de preço a partir de comentários ouvidos pelos gerentes ou alterações no suporte técnico para um segmento de clientes, por exemplo.
Alinhar a estratégia e as vendas pode significar, às vezes, 'eliminar' consumidores que possuem contas não rentáveis.
2. Extrair informações relevantes na capacidade de vendas
A capacidade para atingir o público-alvo de uma empresa pode definir a produtividade da equipe de vendas. Ao ter acesso a dados como, por exemplo, a relação de despesa para a receita, o líder precisa saber como usar as informações relevantes, pois elas são uma forma de aplicar os números na realidade dos integrantes da equipe.
3. Avaliar os clientes e medir o custo para servir
Nenhum cliente é igual: alguns exigem mais esforço da equipe de vendas, outros fazem compras personalizadas. Portanto, a corporação precisa avaliar se as diferenças nos custos para servir cada cliente podem passar por um processo de otimização. Dessa forma, a estratégia da equipe fica coerente com a da companhia.
4. Todos precisam estar envolvidos no processo
É importante que os integrantes de uma equipe tenham em mente que todos participam da concretização de uma venda, ainda que indiretamente. Os funcionários que não são da equipe também podem refletir sobre sistemas que facilitem o trabalho dos vendedores, por exemplo.
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