Cada vez mais, comprova-se que manter um dia a dia leve e bem humorado pode trazer benefícios para a saúde e bem estar. E mais, no trabalho essa prática pode se converter, naturalmente, em um bom negócio.
Um ambiente de trabalho bem humorado traz um ar de leveza que pode se configurar, naturalmente, em cenário propício para boas notícias. Para a carreira, os benefícios também são bastante positivos.
Levantamentos apontam que executivos de seleção profissional acreditam que ter senso de humor pode ser importante para subir na carreira. Bom humor significaria, segundo esse estudo, que o candidato possui inteligência emocional para lidar com situações difíceis, desempenhando eficientes relações profissionais.
Mas, se por um lado não somos máquinas que podem mudar o ânimo ou o jeito de ser a um simples comando, existem algumas pequenas práticas que podem mudar a maneira como encaramos o mundo – para levarmos bom humor no trabalho. Veja algumas:
Agradeça o dia
Saia de casa motivado para mais uma oportunidade de produzir no seu trabalho. Ouvir uma música bem animada (do seu gosto) também pode ajudar na motivação.
Afaste-se dos negativos
Se possível, mantenha distância daquelas pessoas que só pensam no lado ruim das coisas. “Não vamos bater a meta”; “Nunca conseguiremos alcançar esses resultados”, etc. Fuja desses pensamentos e comentários.
Pelo contrário: é importante se olhar no espelho e ter total noção de seus valores e dos pontos positivos na sua trajetória.
Deixe o trabalho no trabalho
Manter o ânimo e um ambiente leve no trabalho significa, certamente, separar muito bem a vida pessoal da vida profissional. Ao encerrar o expediente, desligue-se. É hora de curtir sua família, seus hobbies e amigos. Guarde as energias profissionais para os momentos corporativos.
Importante: Bom humor no trabalho tem limites
Se os exageros costumam ser negativos em todos os setores da vida, não seria diferente no grau de animação no ambiente de trabalho.
Ter um escritório leve, descontraído, em que boas experiências profissionais são compartilhadas em tom de amizade pode ser um cenário ideal para os negócios. No entanto, risadas excessivas e brincadeiras desnecessárias podem tirar a seriedade do seu trabalho.
Bom humor funciona muito bem ao lado do bom senso!