O comportamento humano é previsível. Por isso, campanhas de marketing são efetivas: sabem utilizar truques para convencer consumidores a se interessarem por um negócio e, mais do que isso, a tornarem-se fieis consumidores dele.
Essas técnicas podem ser observadas não apenas em ações, como propagandas, mas também podem ser utilizadas durante uma simples conversa entre um empreendedor e seus potenciais consumidores – também se mostrando eficientes.
Descubra como desenvolver um perfil persuasivo para conquistar novos clientes para o seu negócio e alavancar suas vendas:
USE A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Inteligência emocional é saber reconhecer e entender as emoções das pessoas com as quais está conversando. Ao mostrar que entende a situação de seu cliente, apresentando retornos positivos exatamente para aquilo que ele estava esperando, você demonstra possuir empatia pela causa – e é assim que sua empresa consegue atrair consumidores fiéis.
... E A LINGUAGEM CORPORAL
Não são só as palavras que são convincentes, o comportamento durante a conversa também é fundamental para conquistar um cliente. É preciso estar atento à linguagem corporal e manter uma boa postura quando for lidar com um potencial consumidor: braços cruzados podem passar a imagem de uma pessoa fechada para negociações, por exemplo. Simpatia, nesses casos, é o segredo.
SAIBA ESCUTAR
Para dar um retorno mais efetivo, é preciso saber ouvir o que seu potencial cliente tem a dizer. Consumidores preferem empresas que entregam exatamente serviços e produtos alinhados às suas necessidades, por isso, ao conhecer a pessoa com a qual você está conversando, fica mais fácil convencê-la de que possui exatamente aquilo que ela estava buscando.
... E SEJA FLEXÍVEL AO RESPONDER
Quando falamos em persuasão, a flexibilidade é fundamental. É impossível convencer um cliente sem mostrar que está aberto a mudanças que visam o alinhamento entre seus serviços e as suas expectativas como consumidor.
NÃO ESQUEÇA DE MANTER UM BOM RELACIONAMENTO
Ao conquistar um novo cliente, procure manter um bom relacionamento com ele. Não basta convencê-lo de que seus produtos e serviços são melhores, ele precisa tornar-se o porta voz de sua empresa, ou seja, falar bem dela para sua rede de contatos. Para isso, é necessário estabelecer um relacionamento estreito com o consumidor por meio de ações, como campanhas exclusivas.