A cada baixa temporada, hotéis e pousadas se deparam com um desafio constante: como manter o negócio com pouco movimento de hóspedes? Em um mercado que possui períodos de maior e menor aquecimento durante o ano, é necessário saber controlar as finanças para manter a saúde financeira do estabelecimento.
Caso contrário, facilmente você entrará para as estatísticas de empresas falidas.
Por isso, separamos quatro dicas de gestão financeira para hotéis e pousadas.
As indicações valem para negócios com atuação recente ou antiga no mercado.
1. Promova eventos conforme o clima
Dependendo do local onde está instalado o seu hotel ou pousada, as condições climáticas ora favorecem, ora prejudicam. A sazonalidade pode ser uma grande vilã, caso você não saiba “dançar conforme a música”.
Para isso, promova eventos diferenciados para cada estação do ano.
Insira um calendário temático: festivais com culinária de nações diferentes, encontros de motociclistas (os amantes de motos virem na estrada e são atraídos por esse tipo de evento), shows com bandas e campeonatos esportivos são alguns exemplos.
2. Seu preço está acima da média?
Atente-se para o preço do seu serviço. O valor está acima do praticado por outros hotéis e pousadas?
Se estiver, avalie os gastos da sua empresa e insira margem aceitável para obter retorno. Talvez seja o caso de trocar de fornecedores ou pleitear mais descontos com compras à vista – para isso, entretanto, faça um bom planejamento.
3. Custos desnecessários
Faça um estudo minucioso dos itens incluídos na prestação de serviço do seu hotel ou pousada e veja se há condições de reduzir os gastos. Isso nada mais é do que boa gestão. O que for possível minimizar será revertido em lucro.
Exemplo: é possível reavaliar o material de limpeza e trocar alguns produtos por marcas mais baratas? Ou, ainda: se planejar e comprar em quantidade maior, para ter um desconto? Provavelmente, sim. No final das contas, com a economia que você vai ter, poderá investir em melhorias para o seu negócio.
4. Contratação de funcionários temporários
Contratação temporária é uma sugestão para donos de hotéis e pousadas. Dessa forma, é possível manter um quadro reduzido nas baixas temporadas e economizar com folha de pagamento.
Por outro lado, uma camareira pode atuar nesse período em um hotel e, depois, estar livre para realizar outras atividades remuneradas e adquirir experiência em áreas profissionais distintas, por exemplo.
Os erros mais comuns de gestão financeira – e como evitá-los