A gestão dos funcionários é parte crucial do dia-a-dia de uma empresa, de modo que todo bom empreendedor sonha em ser considerado um bom líder. Entretanto, como alguém pode identificar se seu tipo de gestão é bom ou ruim? Para que você possa responder esta questão, o Santander Empreendedor reuniu as principais características do líder que você não quer ser:
1 – Medo de mudar: aquela máxima “em time que está ganhando não se mexe” é verdadeira no empreendedorismo. No entanto, quando o adversário ou as condições do campo não são mais aquelas que você costumava encontrar, alterações devem sim ser feitas. É normal que você tenha receio de mudar, mas talvez a sobrevivência da sua empresa dependa disso. Para que você corra menos riscos nesta nova etapa, faça estudos e seja franco com a sua equipe.
2 – Autoritarismo: algumas pessoas acreditam que mandar é o suficiente para ser um bom líder, mas na verdade esta é uma ideia equivocada. O bom gestor é aquele que consegue a lealdade dos funcionários permitindo que eles tenham a liberdade de opinar sobre os projetos da empresa. Então, se você quer sua equipe sendo produtiva e te respeitando, fuja do autoritarismo.
3 – Indecisão: faz parte da rotina do empreendedor tomar decisões difíceis e, por isso, é comum que ele se fique em dúvida sobre como agir no primeiro momento. No entanto, o bom líder, mesmo que peça a opinião dos seus funcionários, assumirá a responsabilidade e dará o veredicto final.
4 – Falta de humildade: cada profissional tem o seu ponto forte, de modo que o gestor deve saber reconhecer as habilidades que cada profissional domina e confiar no trabalho deles. Quando se administra uma empresa, não é possível fazer absolutamente tudo por um simples motivo: você não tem tempo para isso. Então, se você quiser ser um bom gestor, você deve aprender a delegar.
Portanto, se você tem um desses perfis, comece a refletir sobre as possíveis mudanças que você pode fazer para melhorar sua gestão. Porém, é importante lembrar que este é um processo gradual, então não se desespere. Aos poucos você conquistará a confiança dos seus funcionários.