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Guia do Employer Branding e da Identidade Corporativa

pessoas no ambiente de trabalho

Recentemente, muitos termos surgiram no Marketing para trabalhar os conceitos de marca. O Employer Branding e a Identidade Corporativa são dois deles e podemos considerá-los como fundamentais na estratégia de uma empresa.

Afinal, o que diferencia sua empresa da de seus concorrentes? É impossível não se ater a essa pergunta se pretende agregar valor aos seus produtos e serviços e construir uma marca sólida no mercado.

Por isso, nesse guia vamos explicar os principais detalhes sobre esses dois termos e mostrar como é essencial que o seu negócio tenha esses diferenciais para construir uma reputação única. Acompanhe com a gente:

  • O que é employer branding;
  • Como aplicar no seu negócio;
  • O que é identidade corporativa;
  • Relação entre employer branding e identidade corporativa.

O que é employer branding e sua importância?

Podemos traduzir o termo employer branding como o conceito de marca empregadora. Sendo assim, representa todo um processo de organização da marca e valores de uma empresa para seus colaboradores. O objetivo é inserir e promover essa imagem no mercado, tendo em vista atrair e reter melhores talentos.

A importância de se trabalhar uma marca empregadora é fundamental para um bom desempenho da empresa como um todo. Além de promover o engajamento dos colaboradores com a marca, também reduz custos nos processos de seleção, já que com uma boa imagem e reputação, cada vez mais pessoas qualificadas terão interesse em fazer parte da sua empresa.

Como aplicar employer branding?

Para aplicar uma estratégia de employer branding é necessário que o seu time de RH, principalmente de recrutamento, esteja bem alinhado com os valores da marca.  

É algo que necessita de mudanças de dentro para fora. Ou seja, aumentar o engajamento dos atuais colaboradores com a empresa – e isso pode ser feito através de diversas ações que incluem premiações, bonificações por desempenho e reconhecimento.

Além disso, é necessário um maior conhecimento da marca do empregador por parte desse colaborador – algo que também pode ser desenvolvido através de ações de engajamento.

A partir disso, cria-se uma rede de confiança e relacionamento com a marca, que gera maior engajamento online, tanto de colaboradores quanto de candidatos. O Linkedin é a rede social que mais nos mostra a importância do trabalho de employer branding para a construção de uma marca forte, que atrai mais candidatos e grandes talentos.

O que é identidade corporativa para uma empresa?

Podemos dizer que a identidade corporativa é a soma de tudo o que compõe a sua empresa e marca.

O que queremos dizer com isso é que nela estão presentes: propósito, valores, cultura organizacional e identidade visual (nome, logo, cores e etc.).

Sendo assim, tendo como base o propósito e valores da sua empresa, ter uma identidade corporativa ajuda a guiar o seu negócio da melhor forma, dado que você funciona como um manual da sua organização que agrega todos os elementos necessários da sua empresa.

Nesse sentido, também falamos de mensagem e tom de voz, componentes que constituem a identidade corporativa e estão intrínsecos na cultura organizacional e empregadora.

Qual é o principal objetivo da identidade corporativa?

Assim como o employer branding, a identidade corporativa tem como objetivo criar uma identidade única que diferencia a marca dentre seus concorrentes de segmento.

Além disso, ter uma identidade corporativa é algo fundamental para a criação e direcionamento de ações em diferentes áreas da empresa.

Qual a relação entre employer branding e identidade corporativa?

Como já colocamos, ambos os conceitos atuam no sentido de promover e cuidar da reputação da marca. Isso quer dizer que, tratam da questão de posicionamento da empresa, tanto para com seus colaboradores para com seu público de clientes e consumidores.

Cuidar dessa imagem da sua empresa, seja a empregadora quanto a comercial, é importante para construir algo sólido para o seu negócio a longo prazo. Com o trabalho desses dois conceitos, é possível criar ações de comunicação de maneira mais efetiva, criativa e atrativa.

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