Qual empresa não deseja aprimorar seu resultado? Isso está diretamente relacionado ao desempenho da sua equipe. No entanto, ter profissionais de alto rendimento não é suficiente. Eles não vão produzir de forma satisfatória se não houver uma gestão de alta performance.
O papel do gestor engloba uma série de competências que vão conduzir seus colaboradores ao alcance dos objetivos do negócio. Então, fique atento às nossas dicas de como aperfeiçoar a gestão para que sua equipe mantenha o nível máximo de eficiência!
Tenha visão estratégica
A visão estratégica do gestor se inicia desde a construção da sua equipe de alta performance. Esse é o primeiro segredo. Claro que toda empresa busca um candidato com boa qualificação acadêmica e experiência profissional. Mas é preciso ir além e definir o perfil do time que quer montar. A partir disso, é possível contratar pessoas compatíveis com as características desejadas.
Uma ótima forma de alcançar mais candidatos na divulgação de uma vaga é usar uma plataforma online de recrutamento. Assim, sua chance de encontrar alguém de alto rendimento será muito maior.
É preciso ser estratégico também ao delegar responsabilidades aos seus profissionais de alta performance. Isso vai ajudá-los a crescer, uma vez que desenvolve outras habilidades importantes. Ao mesmo tempo, você terá uma condição melhor para avaliar o potencial de cada colaborador.
Seja transparente
Ao dar orientações e cobrar resultado, é fundamental garantir a compreensão do time. Deixe claro qual é sua estratégia e o que pretende alcançar com cada ação tomada.
O diálogo aberto também vai contribuir para que a equipe gere novas ideias que resolvam problemas e aprimorem processos.
Desenvolva um mecanismo de comunicação
Por melhor que seja o potencial do seu time, eles não vão atingir a expectativa se o gestor não cumprir seu papel de bom comunicador.
Assim, busque uma ferramenta que possa ajudá-lo a compartilhar informações com rapidez, respondendo prontamente a qualquer dúvida que surgir. Não deixe de manter seu time sempre atualizado sobre prioridades. Alguns mecanismos são:
-
rede social corporativa;
-
aplicativos;
-
sistema integrado de gestão;
-
e-mail;
-
chats.
A tecnologia é útil, mas a gestão de alta performance não negligencia o contato pessoal, seja individualmente ou em reuniões gerenciais. Esses encontros são uma ocasião perfeita para compartilhar ideias e estimular o engajamento da equipe.
Incentive a união
Como diz um antigo provérbio chinês, “se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada”. Ou seja, o negócio só é capaz de crescer de modo sustentável se houver a união de pontos de vista diferentes.
A diversidade não é inimiga da unidade. Na verdade, ela pode ser um gerador de ideias que aumentam a performance de toda a equipe. Para promover a união, aposte em treinamento, em dinâmicas de grupo e na melhoria do clima organizacional.
Invista em líderes
O escritor e pesquisador Joseph Folkman dirigiu um estudo divulgado pela Forbes sobre equipes de alta performance. Segundo a pesquisa, as empresas que tinham líderes comprometidos contavam com o empenho de 71% dos colaboradores. Por outro lado, quando a liderança não era qualificada, apenas 13% dos membros eram engajados.
Isso prova que selecionar um líder competente é fundamental para uma gestão de alta performance. O estudo citado levou em conta 5 aspectos de uma chefia eficiente, relacionados à sua capacidade de:
-
inspirar o time;
-
definir metas;
-
saber se comunicar;
-
ser confiável.
Profissionais de alta performance exigem uma gestão de alta performance, e isso só é possível por meio de uma série de ações estratégicas. Uma equipe engajada pode aprimorar as atividades operacionais e aperfeiçoar a qualidade do produto ou serviço fornecido ao público.
Você pode começar a montar uma equipe de alta performance por meio de um processo prático de recrutamento online. Saiba como divulgar suas vagas e atrair talentos em uma plataforma na web!