Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

Em apenas um mês, estagiário contratado por meio do Universitário-Empresas é efetivado

Foto: Shutterstock

Imagine-se como um estudante, voltando de um intercâmbio, com medo de não achar um estágio no seu último ano na faculdade. Isso aconteceu com Alexandre Neves, de 29 anos, após voltar de Portugal. O aluno de Administração na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) havia passado os últimos meses no país e gostaria de voltar a estagiar antes de concluir seu curso. Foi então que conheceu o Programa Universitário-Empresas, que mudaria seu rumo profissional.

Ao acessar o site do Programa e cadastrar seu currículo, uma vaga chamou a atenção de Alexandre: estágio de Recursos Humanos na AES Union. “Eu já havia trabalhado em áreas de RH nos meus últimos empregos. Além disso, a localização da empresa seria perfeita para mim: conseguiria alinhar meus estudos com meu trabalho”, relembra.

Alexandre participou, então, do processo seletivo da empresa e foi o escolhido entre outros candidatos, pois seu perfil profissional e posicionamento estavam alinhados às mudanças estruturais pelas quais a empresa está passando. “Estamos com uma proposta de repaginação do RH”, explica Amanda Souza, diretora da AES Union. “Ao invés de contarmos apenas com indicações, optamos por participar de um Programa reconhecido – e concorrido! – do mercado, para selecionarmos a melhor pessoa para o desenvolvimento de nossos processos”.

No dia 17 de abril, Alexandre iniciou, por fim, suas atividades na organização. Suas funções, basicamente, estavam voltadas para lidar com o público interno da companhia: cuidar da documentação, marcar exames, auxiliar as novas contratações e organizar os benefícios dos colaboradores.

O que a empresa, e até mesmo Alexandre, não esperavam, é que ele se daria tão bem com o cargo e que os demais funcionários fossem se sentir tão à vontade em resolver suas pendências diretamente com ele. “Alexandre trouxe mais do que conhecimento técnico: trouxe empatia, o que é necessário para lidar com nossos colaboradores”, conta Amanda. “Ele apresentou uma tratativa excepcional de como lidar com o público interno, fazendo com que os funcionários começassem a também criar empatia pelo RH”.

O resultado não poderia ter sido outro: em apenas um mês de empresa, Alexandre recebeu o convite para tornar-se Assistente Administrativo Pleno. “A proatividade e produtividade dele começaram a agregar de forma positiva. Então pensamos: por que não?”, relembra Amanda, ao afirmar que sua maturidade e profissionalismo se tornaram perceptíveis em poucos dias de organização.

Alexandre, que não estava esperando, recebeu a notícia de forma gratificante. “Eu estava sem perspectiva de estágio, achando que seria difícil arranjar um emprego após terminar a faculdade e, em apenas um mês, o rumo da minha vida mudou para melhor”, comenta. “Ao ver a vaga no Portal, enxerguei a minha última oportunidade como estudante de fazer a diferença e acabou dando mais do que certo”.

Amanda afirma que, ao efetivar Alexandre, deixou claro os desafios que ele irá enfrentar, agora, como funcionário efetivo da AES Union. “Mostrei que deixei a porta aberta, mas que quem precisa caminhar, agora, é ele. Tanto para o desenvolvimento da empresa, como seu profissional”. Mas Alexandre afirma que pretende exercer suas funções e demandas com ainda mais qualidade. “Quero e vou fazer minha carreira aqui”.

Com a reestruturação da empresa, Amanda afirma que irá buscar, novamente, estagiários por meio do Universitário-Empresas. “O Programa nos apresenta a ótimos profissionais do mercado. E é tudo o que precisamos nesse momento de transformação: estudantes que queriam fazer parte dessa mudança conosco, como o Alexandre está participando”.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.