Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

Afinal, o que é cultura organizacional e por que eu devo me preocupar com isso?

A cultura organizacional é um grupo de valores e comportamentos internos que inclui experiências, modos de pensar, crenças e expectativas futuras de uma companhia. É quase intuitiva, caracterizada por hábitos repetitivos e respostas emocionais.

As percepções são compartilhadas por todos os funcionários. Por exemplo, digamos que a sua empresa valorize a proatividade. Em escala maior, você pode implementar a autonomia ao permitir que cada líder gerencie a própria equipe sem interferência.

Para saber mais, confira os principais benefícios de investir na cultura organizacional.

Os profissionais permanecem na empresa por mais tempo

A rotatividade de profissionais causa impactos negativos para o negócio, como: aumento dos custos de recrutamento, contratação e treinamento. Entretanto, a cultura corporativa saudável faz a equipe se sentir parte de uma comunidade.

Tudo porque o foco na valorização de pessoas produz um sentimento que está acima de qualquer coisa, inclusive salário. Por isso, a probabilidade de alguém querer migrar para outra empresa é quase nula.

A cultura organizacional ajuda a aumentar a produtividade

Nos ambientes nocivos, o padrão de excelência está longe de ser realidade. Em consequência, em vez de o funcionário se concentrar nas metas do negócio, gasta sua energia com um objetivo pessoal.

Por outro lado, quando a equipe está engajada, a produtividade aumenta, a saúde financeira da instituição melhora e o lucro cresce. Não é à toa que investir esforço nesse sentido reflete na melhoria do resultado.

O cliente fica satisfeito com a postura da empresa

Ao mesmo tempo em que a cultura se fortalece, o líder aprende a gerenciar melhor a experiência do atendimento com pessoas dentro e fora da organização, como equipe, clientes e fornecedores. Nesse sentido, os benefícios são percebidos por todos os envolvidos.

Isso acontece porque a reputação da marca chega até o consumidor antes mesmo de ele pisar na sua loja. Quando interage, a credibilidade fortalece a construção de uma boa imagem. Dessa forma, o público se engaja, volta a comprar outras vezes e ainda recomenda a sua empresa para amigos e parentes.

A sua marca treina a capacidade de inovar

Quando o profissional está comprometido em fazer a mudança funcionar, ele contribui com informações importantes que ajudam na preservação ou formação do ambiente organizacional.

Por exemplo: por meio de conversas informais, um representante de atendimento aprende muito sobre as necessidades e expectativas do cliente. Em uma cultura bem-desenvolvida, esse feedback é facilmente conectado ao marketing, bem como ao desenvolvimento de produtos e serviços.

Como vimos, a cultura organizacional é um conjunto de valores que inclui o jeito de pensar, experiências, expectativas futuras e crenças de uma companhia. Jamais deve ser vista como imposição, mas como a postura correta que é compartilhada com todos os funcionários, mesmo que ninguém diga verbalmente. Sem dúvidas, os benefícios contribuem para a conquista da vantagem competitiva.

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

• Certificado de MEI 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 1448

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.