Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

Como evitar brigas no ambiente de trabalho

A rotina diária do escritório certamente tem seus momentos mais tensos. Pensando nessas horas mais delicadas, é muito importante entender que um ambiente de paz no trabalho tende a favorecer o bom andamento e a produtividade.

Este artigo reúne algumas precauções e práticas que podem ser eficientes para evitar o stress desnecessário, discussões e brigas no ambiente de trabalho.

Selecionamos 5 práticas para evitá-las.

 

1. Avalie seu comportamento

Antes de julgar qualquer atitude de alguém da sua equipe ou colega de função, é muito importante realizar um exercício de auto-avaliação. Será que você não é parte do problema? Algumas ações impensadas, tomadas no calor da emoção, podem comprometer todo o setor e gerar aquela confusão.

Se no dia a dia você é a pessoa mais calma, que está sempre por fora das discussões, pode ser possível ajudar a identificar as possíveis situações de conflito.

 

2. Compreensão e empatia

Parece difícil, mas é muito importante ter e divulgar a importância da paciência no bom andamento das atividades. É preciso muita compreensão e, também, empatia para diminuir as brigas no ambiente de trabalho.

Veja só que interessante: uma das definições da palavra empatia é, justamente, a capacidade de sentir o que sentiria uma outra pessoa, vivendo a mesma situação que ela está vivenciando. Pense nisso.

 

3. Distancie as questões pessoais

No local onde se trabalha, sempre que possível, é importante manter o foco nas questões estritamente profissionais.

Obviamente, como estamos falando de seres humanos, não é preciso vivenciar um ambiente robótico. No entanto, ao trazer pontos de vista e questões pessoais para a mesa do trabalho, sempre há risco de discussões.

 

4. Evite assuntos externos e polêmicos

Se a própria natureza da atividade já pode trazer a tensão suficiente para o dia a dia, temáticas como time de futebol e opiniões políticas podem causar brigas. Reserve essas abordagens para os horários de lazer, como o almoço, etc. No entanto, ainda assim, são pautas delicadas que, às vezes, podem ter consequências mais espinhosas.

 

Bom humor no trabalho também gera negócios

5. Procure um superior

Se mesmo com todas as boas práticas possíveis, as discussões continuam acontecendo, é necessário direcionar esse problema a outros níveis.

Caso você não seja o proprietário da empresa – ou o responsável pelas decisões executivas –, leve a questão a um superior imediato. É essencial tomar atitudes para amenizar ou contornar por completo essa situação.


 

Post ID: | Current Page ID: 5737

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.