Os conflitos são, de forma geral, impossíveis de evitar. Eventualmente vão se instalar em qualquer ambiente profissional, envolvendo poucas pessoas ou grupos inteiros. Um erro muito comum está em tratar qualquer situação de conflito como problema. Muitas disputas acabam gerando bons resultados, levando a empresa em melhores direções.
Contudo, conflitos também são instáveis e podem sair do controle, gerando incontáveis danos e consequências negativas. Assim, um empreendedor precisa se preparar para identificá-los e agir em nome da resolução positiva sempre que possível.
Não sabe como começar? Conheça algumas ações para lidar melhor com conflitos na sua empresa.
Não evite o conflito
Já que nem todo conflito significa um problema e muitos deles podem levar a bons resultados, não estimule o seu fim. Pelo contrário, procure incentivar a sua rápida resolução, focando já no início nos elementos que o causaram e nas partes envolvidas.
Procure estar presente para acalmar os ânimos, caso seja necessário, e se ofereça como mediador para trabalhar a questão.
Evitar o conflito pode levar ao aumento da tensão, de maneira reprimida, levando a explosões e situações mais drásticas.
Trabalhe a comunicação
A comunicação aberta é uma das melhores formas de lidar com os conflitos. Quando notar que a situação de disputa está instalada entre seus colegas, incentive-os a conversar racionalmente sobre a questão (mesmo que seja em momento posterior agendado). Cada parte precisa ter a chance de falar, sem controle ou limitações na conversação.
Realize intervenções na discussão para mantê-la focada no assunto que gerou o conflito, sem desviar para ataques pessoais, por exemplo.
Ouça com atenção
No momento em que estiver ajudando os seus colaboradores com a resolução do conflito, tenha a plena certeza de que a ação exige atenção total e irrestrita. Nada de abrir o WhatsApp ou se distrair com outra função. Ouça de maneira atenta tudo o que os seus colegas têm a relatar, oferecendo opinião e posição apenas quando solicitadas.
Ofereça ajuda
O próximo passo envolve a necessidade de conexão entre as pessoas envolvidas no conflito. Sim, isso mesmo, conecte as pessoas. Faça o seu máximo para encontrar pontos em que as partes concordem, em elementos comuns entre os relatos.
A partir daí, faça propostas em nome da resolução, sempre levando em conta tudo o que foi apresentado. Não tome as dores de um dos lados, mesmo que exista mais razão e lógica na posição.
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As ações precisam ser sustentáveis, no sentido de evitarem novas disputas a curto prazo. Leia nossas recomendações e lide melhor com conflitos na sua empresa.