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7 mitos e verdades sobre treinamento de equipes

  Nas empresas de todos os portes e ramo de atuação, uma das maiores preocupações do empreendedor é a gestão da equipe, pois é ela a esponsável pela execução dos planos estratégicos e atingimento de metas. 

Fornecer treinamentos constantes é uma conduta essencial para manter o ritmo de crescimento da empresa. Veja abaixo 7 mitos e verdades relacionados ao tema:

 

1. É melhor investir em treinamento do que em substituição de equipe
VERDADE. Trocar um funcionário, além de ser uma opção custosa para a empresa, desmotiva a equipe, causando impacto negativo em toda sua dinâmica. Dependendo do tempo de casa do funcionário e da experiência e conhecimento que ele carrega, o investimento em treinamentos é pelo menos 30% mais inferior a reposição da vaga.

2. É possível aumentar as vendas treinando bem uma equipe
VERDADE. Para isso, é preciso diagnosticar os pontos fracos do grupo e trabalhar em cima de cada um deles, capacitando e dando ferramentas para reverter as falhas. Um caminho é monitorar os indicadores de desempenho de gestão e vendas: taxa de conversão, faturamento, fidelização, compra adicional ou peças por atendimento, tíquete médio, entre outros.

3. A união faz a força
VERDADE. Ninguém chega lá sozinho. É muito difícil conseguir reunir excelência em todas as competências em uma só pessoa. Portanto, a equipe deve ser heterogênea, composta por membros complementares, que se destaquem pelas diferentes habilidades, como comercial, eficiência com processos, dinamismo, lógica e criatividade, entre outras aptidões.

4. Alinhamento de processos é uma coisa, alinhamento de equipe é outra
VERDADE. É possível ter uma equipe alinhada e com poucos conflitos, mas, sem os processos definidos, o time demora mais a atingir o esperado. Para otimizar os resultados, é necessário definir os objetivos e metas, desenhar os processos e, a partir daí, trabalhar em cima de algo concreto e de maneira eficiente.

5. A desmotivação é interna e inerente ao profissional
MITO. A desmotivação pode vir de dentro, mas, muitas vezes, o ambiente pode ser muito mais influenciador e contaminante. É importante buscar clareza profissional, ouvir a equipe, estabelecer um processo de meritocracia e uma cultura voltada às pessoas. Quando o funcionário vê a empresa como catalizador dos seus sonhos, ele luta com maior dedicação e todos saem ganhando.

6. O treinamento alinha as expectativas pessoais às da empresa
VERDADE. Por meio do treinamento, é possível determinar, com clareza, o que a empresa espera do funcionário e vice-versa, alinhando os objetivos comuns. A falta desse diálogo cria frustração no colaborador, que pode não desenvolver seu potencial máximo. Treinamentos devem ser feitos periodicamente, a cada três meses, em média, e reavaliados durante os intervalos para fazer as correções necessárias.

7. A palavra do líder é soberana
MITO. O bom líder comanda sem centralizar. Pelo contrário, ele é um formador de profissionais, ‘empodera’ sua equipe, preza e colhe os resultados em conjunto, os capacita e os deixa livres para trabalhar da maneira que eles acham melhor, fornecendo ferramentas para tal.


Angelina Stockler é graduada em administração de empresas e biologia, com especialização em administração rural em UC Davis-Califórnia e Governança Corporativa pela FCD, além de MBA em Gestão de Franquias pela FIA/USP. É mentora da Endeavor e da InovAtiva Brasil, membro do comitê Mulheres do Franchising da ABF e professora do Projeto Franquias Brasil da ABF/SEBRAE. Na ba} STOCKLER, atua como sócia-fundadora e está à frente do atendimento aos clientes, marketing estratégico e relacionamento, treinamento e gestão de equipes e estratégias comerciais.



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