Foto: Envato Elements
Se você já possui uma empresa, já está acostumado a fixar os preços de seus produtos para venda no mercado interno. Mas, se em algum momento você quiser começar a exportá-los, é preciso ter em mente que o processo possui algumas diferenças.
Determinar o preço de exportação é o aspecto mais decisivo para uma empresa que quer internacionalizar seu negócio e conquistar um novo mercado. É necessário considerar novos elementos com os quais você provavelmente ainda não trabalhou – bem como excluir outros que não fazem parte de vendas internacionais.Cuidados
Fixar um preço de exportação pela primeira vez exige cautela. Antes de tomar decisões finais, é importante que o empreendedor conheça bem o país para o qual deseja exportar. Identifique potenciais parceiros importadores, analise os hábitos do consumidor final e estude a legislação local para evitar procedimentos ilegais.
O planejamento inicial pode ser composto por estudos acerca da concorrência, comportamento de compra, preços praticados por concorrentes, custo total de produção, tecnologias que podem ser agregadas ao produto para torná-lo diferente dos demais, tratamento tributário no país importador, legislação no país de origem e no país importador e despesas totais com a exportação.
Custos
Produção, transporte, embalagem, despachantes, fretes, serviço alfandegário, despesas consulares, eventuais comissões de agentes no exterior e seguros de exportação são custos devem ser considerados. Usar o preço do mercado interno como base para a análise é um erro fatal, uma vez que existem novos pontos a se considerar e, portanto, novos valores adicionais.O empreendedor pode optar por vender seu produto a um preço menor do que o praticado pelos concorrentes com produtos semelhantes até que ele se torne conhecido entre os consumidores-chave. Mas é preciso ter consciência de que alterá-lo num curto espaço de tempo é quase inaceitável.
Comunicação exportador e importador
Se optar por exportar, o empreendedor precisa acompanhar constantemente a entrada de produtos concorrentes e alterações nos hábitos de consumo do país importador. Caso mudanças sejam sinalizadas, é preciso adequar os produtos à realidade do consumidor.Por isso, é fundamental que exista uma comunicação efetiva entre exportador e importador. É isso que garantirá a aceitação e propagação do produto e, consequentemente, o sucesso do negócio no exterior.
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