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Hábitos de consumo: como explorar para vender ainda mais?

Acompanhar os principais hábitos de consumo do brasileiro é importante para mapear alguma tendência ou oportunidade de negócio para sua empresa. Também ajuda a entender como o cliente do seu segmento de atuação toma a decisão de compra.

Esse conhecimento pode ser explorado em uma tática de vendas ou mesmo em sua campanha de marketing, a fim de elevar a chance de converter um lead (potencial cliente).

Para ajudar você a identificar o comportamento do seu público-alvo, separamos algumas dicas, além de exemplos de hábitos atuais. Não deixe de conferir!

Use a tecnologia

Um dos principais atrativos para o cliente é a novidade tecnológica — especialmente para quem faz parte da geração millennial. Por isso, é fundamental ficar atento a inovações do setor que possam despertar o interesse de sua persona (cliente ideal da empresa).

Ela também pode ser usada pela equipe para atrair o consumidor ou se relacionar com ele, bem como para alinhar a marca com essa tendência na percepção do público.

Por exemplo, se há uma mídia social fazendo sucesso e sendo muito usada pelo seu cliente, é recomendado abrir um perfil para o negócio ou, ao menos, direcionar publicidade nele (caso seja possível).

O mesmo vale para um aplicativo muito usado no momento. Aliás, o brasileiro gasta cerca de 200 minutos por dia em apps, tendo em média 80 deles instalados no smartphone. Porém, apenas 40 são usados mensalmente.

Outro caso: se você atende um público que gosta de game, o lançamento de um novo jogo pode ser uma ótima ocasião para realizar uma ação promocional a fim de conquistar alguns jogadores. Vale destacar que 82% dos brasileiros jogam games no smartphone, sendo que 44% realizaram o download completo de 3 deles no trimestre inicial de 2018.

Realize pesquisa online

Uma boa pesquisa online é capaz de reunir uma grande quantidade de informações valiosas sobre os hábitos de consumo de seu público. Atualmente, existem serviços na Internet que oferecem soluções dinâmicas para isso, como o Formulário Google e o SurveyMonkey.

Por meio deles, é possível aplicar uma pesquisa de mercado, realizar um questionário de evento e obter feedback após a compra, por exemplo. O melhor é que essas ferramentas ainda entregam recursos para análise dos dados coletados, contribuindo ainda mais para o entendimento do comportamento do seu cliente.

Ofereça um atendimento diferenciado

Fornecer um atendimento exclusivo pode ajudar a entender melhor o que motiva a pessoa a comprar. Para isso, o vendedor ou atendente deve ser um bom observador, além de evitar uma interação padronizada, que soe “robotizada”. Afinal, esse é um momento excelente para coletar dados sobre seus hábitos de consumo por meio de uma conversa descontraída.

O próprio ato de atender um cliente pode ser feito com base em um histórico de interações dele com a empresa, de modo a coletar algum dado que possa ser útil nessa relação.

Você sabia que 63% dos brasileiros ouvidos por uma pesquisa seguem suas marcas favoritas nas redes sociais? Aproveite esse fato para promover uma boa interação virtual com eles!

Acompanhar hábitos de consumo do brasileiro e saber como mapeá-los é importante para todo negócio que deseja melhorar suas vendas. Quando devidamente analisados, esses dados contribuem para a tomada de decisão da equipe de marketing em busca da ação promocional mais eficiente.

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