Fonte: Envato Elements
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As medidas de isolamento social, recomendadas para conter a propagação do novo coronavírus, trouxeram o trabalho remoto como um modelo mais presente nas empresas. Esse novo cenário existe adaptações rápidas de diversos times, sobretudo o de vendas. Acostumados com uma rotina de visitas e reuniões, esses profissionais precisam agora utilizar ao máximo o potencial de ferramentas digitais e tecnologias de vendas para manterem suas atividades.
Tendo em vista esse momento de adaptação, o LinkedIn divulgou algumas dicas para gestores que têm o desafio de coordenar e orientar suas equipes de vendas no cenário atual. Confira a seguir as sugestões.
A segurança do time é o que realmente importa
É fundamental que a empresa ofereça o que for necessário para manter o time e os clientes protegidos. Por isso, se adapte para fazer todas as atividades de maneira virtual. Ferramentas como Microsoft Teams, Zoom e BlueJeans são opções para conversas por videoconferência. A assinatura de contratos também pode ser feita sem a necessidade de encontros físicos, graças a plataformas como DocuSign.
A saúde mental também é um ponto de atenção. Por isso, faça contato regularmente para saber como as pessoas da sua equipe estão lidando com isolamento, solidão, convívio com crianças e idosos.
Alinhamento constante
Reuniões por videoconferência são o caminho para manter toda a equipe alinhada e motivada. Além disso, é importante marcar conversas regulares com a equipe e revezar entre encontros em grupo e papos individuais. Outras dicas são:
- Converse pelo menos uma vez por dia sobre metas, preocupações e dúvidas;
- Encontre tempo para, pelo menos, enviar uma mensagem rápida para comemorar conquistas;
- E, sendo chefe ou não, busque maneiras criativas de manter a equipe motivada e engajada, como desafios virtuais divertidos, um quiz ou reunião temática.
Inspire-se em lideranças inovadoras
Em períodos de incerteza, as pessoas podem precisar, mais do que nunca, de uma liderança inovadora. Portanto, utilize esse momento para se inspirar em modelos de gestão que podem te trazer insights e novas visões para enfrentar este período de transformação.
Mantenha-se bem informado e nutra os seus clientes com conteúdo
Estar por dentro do que acontece com sua carteira de clientes é fundamental para compartilhar conhecimento e oferecer serviços de maneira relevante, sem ser invasivo. Um estudo realizado pelo LinkedIn mostra que 74% dos compradores escolhem a empresa que foi a primeira a agregar valor durante o processo de decisão de compra.
Ofereça o suporte que seu cliente precisa
Observe os posicionamentos de empresas parceiras nas redes sociais e na mídia, além das publicações e postagens de clientes no LinkedIn. Essas divulgações podem ser bons termômetros do seu entorno.
Flexibilidade é ainda mais importante no momento: esteja disponível para tirar dúvidas, trocar ideias, compartilhar aprendizados, superar desafios em parceria e entender os melhores horários para entrar em contato com cada cliente.
Ainda que os clientes não estejam prontos para fazer negócios agora, conseguir um destaque como conselheiro e "braço direito" com certeza vai garantir que você seja lembrado quando a tormenta passar.