Comemorado pela primeira vez em 15 de março de 1983, o Dia do Consumidor surgiu em razão do discurso de John Kennedy, então presidente dos Estados Unidos. Na mesma data, em 1962, o político salientou a importância dos direitos do comprador à segurança e à informação.
Hoje, a data assume um papel estratégico no mercado para aquecer as vendas entre o Natal e o Dia das Mães. No ano de 2017, quando ainda era pouco conhecida pelo brasileiro, o comércio eletrônico atingiu um faturamento de R$ 265 milhões.
Tendo em vista o crescente interesse pelo Dia do Consumidor, elencamos algumas dicas para que você consiga encantar o seu cliente e aumentar o faturamento da empresa nesse período. Confira!
Parcele sem juros
Parcelar a compra é um hábito consolidado do consumidor brasileiro. Por isso, oferecer a possibilidade de segmentar a dívida sem juros pode ser uma ótima iniciativa para atrair o cliente no dia 15 de março.
A estratégia consiste em mostrar ao comprador que ele não terá nenhum ônus ou adicional a pagar em decorrência do parcelamento. As taxas mensais, nesse caso, serão assumidas pela loja.
Ofereça frete grátis
É comum que o consumidor online desista da compra por causa do valor do frete. Por outro lado, a entrega gratuita em domicílio estimula a aquisição de produtos.
Vale lembrar que, apesar disso, é importante realizar o cálculo para que a sua empresa não gaste mais do que ganha ao oferecer essa vantagem ao cliente.
Afinal, o frete costuma representar uma despesa elevada. É preciso colocar na balança a possibilidade de entrega sem custo ao consumidor, estabelecendo alguns critérios para o benefício.
Dê um desconto progressivo
A estratégia de conceder um benefício progressivo, de acordo com o valor ou com a quantidade dos produtos adquiridos, é outra possibilidade que promete aquecer as vendas do seu negócio.
Essa iniciativa estimula o consumidor a aproveitar o desconto maior, o que significa comprar mais produtos.
A oferta, entretanto, deve ser avaliada previamente pela organização. O abono da 'dívida' do consumidor não pode atropelar a expectativa de faturamento da empresa.
Promova uma ação exclusiva para quem é cliente
Outra opção interessante para aumentar a venda é oferecer um produto ou serviço exclusivo para quem já é cliente.
Essa medida é capaz de aumentar a confiança do consumidor e o sentimento de pertencimento a um grupo exclusivo, que concede benefícios.
Outra opção é orientar previamente o público sobre a possibilidade de promoção para quem fizer o cadastro na empresa. Esse contato permite que a instituição divulgue seu serviço e conquiste novos clientes.
O Dia do Consumidor cai no gosto da cultura brasileira aos poucos. Nessa data, a empresa se depara com uma grande oportunidade para aquecer as vendas, aumentar o faturamento e renovar o estoque da loja. Para tanto, é importante apostar em uma estratégia convidativa, capaz de encantar o cliente.