As redes sociais são a grande aposta do momento para empresas que querem se posicionar online. Mais do que necessárias, auxiliam as organizações a compartilhar seus produtos e serviços para um maior número de pessoas, conquistando, assim, novos consumidores.
No entanto, as redes não são a melhor opção para reter clientes fiéis – que preferem uma comunicação muito mais próxima e pessoal.
O Facebook, por exemplo, é o principal site para empresas divulgarem sua marca, mas se a organização não investe dinheiro em seus posts, a chance dos seguidores visualizarem as publicações da página são mínimas. Ou seja, sem orçamento, mesmo se o cliente gostou de um serviço, raramente voltará a ver sobre a marca quando acessar sua conta pessoal, esquecendo-se rapidamente de procurar o local novamente.
Mas, há uma solução pouco utilizada por empresas que podem ser feitas sem custo algum: os e-mails marketing.
E-mails são mais pessoais. Chegam diretamente na conta do cliente, podem ser personalizados a partir do seu gosto pessoal e ainda trazer promoções exclusivas para os consumidores – conquistando ainda mais sua confiança no produto. Para que eles sejam realmente efetivos e comecem a trazer ótimos resultados para a empresa, siga os três passos a seguir:
Tenha um mailing com o e-mail de todos os seus clientes
Toda vez que alguém adquirir um produto ou um serviço da sua empresa, cadastre seu e-mail no mailing de clientes que você deve começar a estruturar. Ter uma rede de contatos é fundamental para tornar o e-mail marketing efetivo.
Além do contato, tenha registrado o que foi consumido, para, assim, conseguir direcionar uma informação para os clientes corretos, que costumam lidar com determinado produto ou serviço.
Ter o contato de potenciais consumidores também é fundamental para convencê-los a comprar da sua marca. Para esse público, procure oferecer, em seu portal ou em suas redes sociais, o envio de e-books personalizados ou promoções e descontos para novos clientes.
Crie um conteúdo que interessa o leitor
Todos nós recebemos centenas de e-mails por dia. Por isso, é preciso saber se destacar dos demais. Ou seja, seu conteúdo precisa ser diferenciado e chamativo. Investir em um bom título é fundamental. Aos poucos, os consumidores criarão o hábito de abrir seus envios, pois gostam das informações.
O melhor horário para envio costuma ser após a hora do almoço. Lembre-se que à noite ou aos fins de semana pouquíssimas pessoas tem o hábito de visualizar a conta.
Desenvolva uma estratégia de envio
Observe quais dias seus clientes mais abrem e-mails e quais temas vêm dando mais resultado para sua empresa. A partir disso, estruture um cronograma de envio e de temas conforme a realidade do seu negócio.
Conteúdos como oferta de informações exclusivas e promoções direcionadas são mais chamativos – evite repeti-lo e mantenha a voz da marca sempre presente. Apresentar o e-mail como um anúncio não é uma boa ideia, opte por conversas diretas com os clientes, como conselhos e vantagens especiais.
Lembre-se: redes de contato podem ser utilizadas em diversos momentos da vida, inclusive se você quiser arriscar na hora de montar um novo negócio. Por isso, nunca arrisque investindo em aproximações falsas.