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Como usar o Google Trends a favor da sua pequena empresa

Foto: Envato Elements

Você produz conteúdos para o site e para as redes sociais do seu pequeno negócio e já ficou em dúvida sobre qual assunto vale a pena abordar para atrair o interesse das pessoas? Ou, na hora de divulgar uma promoção, não soube qual produto destacar? Pois saiba que o Google Trends é extremamente útil para ajudar nessas situações. Além de apresentar os termos mais pesquisados, a ferramenta permite pesquisar palavras-chave relacionadas ao seu negócio e ver aquelas que estão em crescimento (ou em queda) e ainda, comparar termos de busca. 

Veja como usar o Google Trends e conte com seus resultados para decisões mais assertivas. Para começar, vá até a página. Não é necessário fazer um cadastro para começar. 

Buscando um termo 

Logo na primeira página já é possível colocar um termo ou assunto e conferir o desempenho dele. Por exemplo, um empreendedor do ramo de calçados pode colocar a palavra “sapato” para verificar se este é um termo que vem sendo pesquisado. É possível filtrar o resultado por região (mundo todo ou por países, como Brasil), por período (são várias possibilidades como “últimos 12 meses”, “nas últimas 24 horas”, “últimos 7 dias”, e até mesmo um período personalizado), por categoria (como “compras”, por exemplo) e ainda definir se a pesquisa deve considerar as buscas feitas na web (aquelas feitas no Google), por imagem, em notícias, no YouTube e até mesmo no Google Shopping. 

Além de mostrarem o interesse ao longo do tempo, os resultados ainda apresentam como eles se comportam por sub-região, ou seja, é possível pesquisar por estado e até por município. Mais interessante ainda são os dados mostrados em “Assuntos relacionados” e “Consultas relacionadas” que mostram as principais pesquisas associadas ao termo escolhido, ampliando o entendimento do que as pessoas estão realmente buscando. 

Comparando termos de buscas

Esta é uma excelente funcionalidade para decidir qual produto destacar em uma promoção. São disponibilizados os mesmos filtros da busca de termo, mas possibilita comparar o desempenho de diferentes termos. Continuando no exemplo do negócio de calçados, o empreendedor pode facilmente realizar uma pesquisa comparando termos como “sandália”, “sapatilha”, “scarpin”, “mule” e identificar qual é mais relevante. O resultado nas “consultas relacionadas” pode, inclusive, revelar qual a marca, tipo ou até cor mais buscada. Aliás, o resultado pode determinar novas buscas. Por exemplo, caso “sandália” tenha sido o termo campeão na comparação feita no nosso exemplo, ainda é possível descobrir qual tipo de sandália vale anunciar, realizando uma nova comparação entre, por exemplo “sandália salto grosso” e “sandália rasteirinha” para descobrir qual é o objeto de desejo do momento das consumidoras.

EXTRA: Conheça também a plataforma “Categorias em ascensão no varejo”

Para entender o comportamento de compras das pessoas em meio à pandemia do novo coronavírus, o Google lançou a “Categorias em ascensão no varejo”, uma ferramenta interativa que mostra quais categorias do varejo que estão despertando mais interesse na pesquisa do Google, os locais em que elas estão crescendo e as consultas associadas a elas. É possível ver os resultados nos intervalos “anual”, “mensal” e “semanal”.

Os dados são atualizados diariamente. É possível, por exemplo, ver que houve um grande aumento de buscas na categoria “Ventiladores de mesa e pedestal” e descobrir que “ventilador silencioso” foi o item mais procurado dentro dessa categoria. Ou seja, ao receber um resultado como este, quem é do segmento deve colocar os ventiladores nas vitrines físicas e em destaque na página do e-commerce, destacando os produtos que façam menos ruído. 

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