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5 estratégias para aumentar o ticket médio do seu e-commerce

Foto: Envato Elements

O ticket médio é um importante indicador para o seu e-commerce. Ele representa a média de valor que os clientes gastam na sua loja virtual e é calculado a partir da soma de todas as vendas realizadas em um determinado período, dividida pelo número de clientes que efetuaram compras durante esse intervalo de tempo. 

Investir em estratégias para aumentar o ticket médio é uma excelente forma de promover a rentabilidade do seu e-commerce, pois, afinal, é uma maneira de aproveitar a presença do cliente na sua loja virtual para ampliar o valor da venda realizada.
Confira como você pode usar a maneira de apresentar produtos na sua plataforma de e-commerce para aumentar o ticket médio: 

Compra conjunta

Exiba sugestões de produtos complementares àquele que está sendo pesquisado. Exemplos: uma taça adequada para o vinho apresentado; uma sandália que combine com o vestido; rolos e pincéis quando o cliente entra na página de uma lata de tinta. Vale analisar o mix de produtos atual e identificar o máximo de associações possíveis. Além, claro, de avaliar se há itens complementares ainda não comercializados e analisar se é interessante incluir no mix.
Onde oferecer: na página do produto, aproveitando o interesse do cliente.

Kits de produtos

Monte kits de produtos. Um e-commerce de produtos de beleza pode, por exemplo, criar kits com shampoo, condicionador e creme para pentear. Já quem comercializa bebidas pode vender um kit com cervejas de tipos diferentes. Lembre-se: é fundamental que o kit tenha um valor mais baixo do que se a compra fosse feita item por item. 
Onde oferecer: em uma seção específica (que reúna os diferentes kits disponíveis) e nas páginas dos produtos que compõem o kit.

Leve também

Esta ferramenta é mais eficiente quando aplicada no carrinho de compras. É uma chance de atrair a atenção do consumidor antes de ele encerrar a compra. Aqui, vale indicar produtos de menor valor (mais fáceis para uma compra por impulso), promoções ou itens de aquisição mais recorrente. Os produtos oferecidos não precisam estar diretamente relacionados aos que estão sendo comprados. Esta estratégia é a mesma utilizada nas lojas físicas para o mix de produtos que ficam próximos aos caixas (como chocolates, salgadinhos e pilhas), adapte-a para o seu negócio. 
Importante: o ideal é fazer com que o item possa ser adicionado sem que o cliente tenha de sair da página do carrinho de compras.

Compre e ganhe

Ofereça brindes para estimular o cliente a comprar mais quantidade de um determinado produto. Pense em brindes realmente úteis e relacionados. Como, por exemplo, dar um shaker (coqueteleira) de brinde na compra de três potes de whey protein (proteína do soro do leite)  ou uma necessaire na compra de um kit de maquiagens.
Onde oferecer: em áreas de destaque da loja virtual e na página do produto.

Programa de pontos

Crie um programa de pontos na sua loja virtual, dando descontos, brindes ou benefícios (como frete grátis) nas próximas compras para o cliente que acumular pontos. Por exemplo, um ponto a cada R$ 65,00 em compras. Aqui é fundamental a análise do seu ticket médio: o valor mínimo para pontuação deve ser sempre superior ao ticket médio atual.
Onde oferecer: em áreas de destaque da loja virtual e no carrinho de compras. Veja se é possível, na sua plataforma de e-commerce, reforçar o programa de pontos mostrando o valor que falta para o cliente conseguir mais pontos e oferecendo produtos que possam complementar a compra. 

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