Ter uma estratégia de e-mail marketing bem-pensada é essencial para a empresa que quer conquistar novos clientes e fidelizar os atuais. De acordo com estatística da Convince & Convert, o consumidor que compra um produto promovido por e-mail marketing gasta 138% a mais do que quem não recebe oferta via e-mail.
Quer aproveitar essa oportunidade? Veja a seguir 10 dicas para montar uma estratégia de e-mail marketing de qualidade!
1. Crie um título atraente
Segundo a Convince & Convert, 35% dos destinatários abrem um e-mail considerando apenas o assunto da mensagem.
Com isso em mente, crie um título atraente, que incentive o leitor a ler o conteúdo inteiro e clicar na oferta.
2. Escolha a ferramenta ideal
Ter uma boa ferramenta de e-mail marketing é garantia de que a base vai receber sua mensagem.
Além disso, ao contar com o parceiro certo, você pode obter informações relevantes sobre o comportamento do cliente diante da mensagem. É possível descobrir, por exemplo, a quantidade de pessoas que abriram o e-mail ou clicaram para serem direcionadas ao site.
3. Defina o objetivo do e-mail
Cada e-mail enviado pela sua empresa deve ter um objetivo. Comunicar o lançamento de campanha, estimular a venda de determinado produto ou parabenizar o consumidor em uma data especial são alguns exemplos.
Saber o que deseja com a mensagem é essencial para que o conteúdo seja eficiente em seu propósito.
4. Conheça o público-alvo
Saber quem é o público-alvo de determinado e-mail marketing é passo importante para produzir conteúdo adequado ao grupo que vai receber a mensagem.
O tom usado com quem é cliente fiel, por exemplo, é diferente do utilizado com quem nunca comprou com a empresa.
5. Evite e-mail longo
Seja direto no e-mail. Além de enviar a mensagem somente quando tiver algo relevante para comunicar, seja objetivo. O cliente não tem tempo a perder!
6. Foque no cliente
Evite falar das qualidades da sua empresa no e-mail. O foco deve ser sempre no consumidor. Por isso, mostre o benefício do produto ou serviço oferecido.
A empresa que consegue prender a atenção do leitor tem mais chance de alcançar um resultado positivo e concretizar seu objetivo com a mensagem.
7. Chame o destinatário pelo nome
Quando o nome do destinatário é usado no assunto da mensagem, a taxa de abertura e clique aumenta, segundo a HubSpot.
8. Não compre lista de e-mail
Grande parte do sucesso de uma estratégia de e-mail marketing se dá porque o cliente escolheu receber novidades da empresa.
Por isso, comprar uma lista de e-mail não dá resultado. Como o cliente não autorizou o envio da mensagem, é bem possível que ela seja ignorada ou até sinalizada como spam.
9. Seja informal
Personalização é a chave para ter sucesso na sua estratégia de e-mail marketing. Pense no destinatário como alguém que você conhece, que interage com sua empresa.
Aposte em um tom informal e, quando possível, assine com seu nome e não com o da companhia. Assim, o leitor sabe que também há uma pessoa do outro lado da tela.
10. Teste sempre
Testar e comparar o resultado alcançado é essencial para se certificar de que a estratégia de e-mail marketing está funcionando como deveria. É preciso estabelecer métricas e acompanhá-las constantemente.
Siga essas 10 dicas e monte uma estratégia de e-mail marketing de qualidade! Para garantir o sucesso do seu negócio no mundo digital, também é importante contar com o parceiro certo.