Quando o seu cliente está no exterior, é preciso emitir a nota fiscal de exportação. Esse tipo de venda tem algumas particularidades que devem ser observadas no momento de preencher as informações do documento.
As perguntas variam de acordo com o tipo de negociação e os dados que o seu contador fornecer. Uma dica é não deixar nenhum campo em branco, para não correr o risco de a nota ser desautorizada.
Está com dúvidas de como fazer isso com segurança? Continue a leitura para saber quais são as informações necessárias para o preenchimento correto da NF!
Natureza da operação
O primeiro quesito a ser inserido é o tipo de operação, que você deve registrar como “saída”. Em seguida, a natureza: selecione uma CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) que identifique a exportação de mercadorias. É um número que deve iniciar com 7, e que define se a operação fiscal será ou não será tributada.
Dados do emitente
Esse espaço pede o seu CNPJ, a razão social, a inscrição estadual e municipal, o endereço e outros.
Dados do destinatário
No caso de exportação, basta informar a razão social e o endereço do cliente no exterior.
Dados do produto ou serviço
Todo produto ou serviço vendido para fora do país precisa apresentar os seguintes dados na nota fiscal:
-
nome ou identificação do objeto com a descrição completa do nome, marca, modelo, série, tamanho, cor e outras características que também podem ser úteis;
-
tipo de unidade comercializada: unidade, peça, metro quadrado…;
-
quantidade;
-
valor unitário;
-
valor total;
-
peso líquido total;
-
NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul): é um código de 8 números que identifica os produtos no Mercosul e cria uma classificação para determinar a aplicação da alíquota de imposto;
-
CST (Código Situação Tributária): estabelece a tributação do ICMS do produto. O primeiro dígito está relacionado à origem, enquanto os demais são uma referência à forma de tributação.
Informações de tributação
Aqui no Brasil, a nota fiscal de exportação oferece incentivo fiscal e, por esse motivo, não cobra ICMS, IPI, PIS e COFINS.
Dados adicionais
Esse campo pede dados sobre os fundamentos legais referentes à não tributação dos impostos.
Assim que você completar todos os campos, o documento poderá ser transmitido e validado pela Secretaria da Fazenda. Para garantir mais segurança e autenticidade das informações, o ideal é usar um certificado digital, fazer backups ou investir em tecnologia na nuvem — um tipo de armazenamento no qual o arquivo fica guardado no ambiente online.
Como você viu, a nota fiscal de exportação requer uma atenção especial. Registre o tipo de operação e informe todos os dados corretamente para que a venda seja bem-sucedida desde o início até a entrega da mercadoria. Dessa forma, você aumenta sua chance de expandir o negócio cada vez mais.
Quer saber como criar redes de negócios internacionais com mais rapidez, comodidade e segurança? Conheça o Clube Santander Trade, um facilitador de relacionamentos que vai ajudar na sua internacionalização!