Busca
Agronegócio Geral

Entender o contexto político é fundamental na hora de internacionalizar



Antes de partir para a
internacionalização da empresa e realizar um investimento fora do Brasil, é importante analisar o contexto político do país desejado. Caso contrário, o plano de extensão do seu negócio pode ser prejudicado, especialmente se houver instabilidade no governo da nação de destino.

Para entender melhor sobre isso, continue lendo e descubra quais fatores devem ser avaliados no contexto político. Veja também como o Brasil foi afetado pela crise recente.

O que é o contexto político de um país e por que analisá-lo?

Ele envolve a situação de governo pela qual o país passa, em relação a como suas forças político-administrativas atuam e são percebidas pela sociedade. No campo financeiro, o contexto político gera maior segurança ou insegurança para investimentos.

Em um contexto positivo, há harmonia e cooperação entre:

  • agentes que compõem a força política, como partidos de diferentes ideologias;

  • instituições distintas e complementares dos três poderes (executivo, legislativo, judiciário);

  • mercado financeiro;

  • sociedade civil;

  • forças armadas.

Portanto, há um clima positivo que gera maior estabilidade para novos negócios, investimentos e o mercado de trabalho em si.

Por outro lado, um contexto político negativo tende a gerar dificuldade para as companhias e muitas incertezas sobre o rumo do país. Todos ficam na dúvida de como as operações empresariais podem ser afetadas.

Um momento atribulado pode indicar que alguma medida impopular, drástica ou paliativa será aplicada, impactando setores do mercado e da sociedade.

O que analisar no contexto político do país?

Para não ter problema, é importante avaliar os fatores abaixo antes de investir ou abrir um escritório ou unidade em outro país.

Instabilidade financeira

O contexto político pode impactar em fatores como inflação e câmbio, dois elementos que afetam aplicações e empresas. Se o país estiver em dificuldade econômica, também poderá atrasar pagamentos. Caso seu negócio trabalhe com o governo, isso precisa ser verificado para saber se há como suportar esse risco.

Troca de governo

Cada grupo partidário tem sua própria ideologia e forma de governar. Às vezes, a entrada de um novo grupo no governo pode afetar algum contrato estabelecido ou política financeira do anterior. Essa mudança é capaz de abalar a empresa, especialmente se ela foi atraída para o país graças a uma medida que será removida.

Portanto, analise bem o período de eleição para ver quem tem maior chance de assumir o governo. Assim, você pode avaliar as propostas do candidato e compreender como elas afetam sua empresa.

Ameaça ao regime político

É preciso observar se o regime político do país conta com uma base sólida ou se está ameaçado. Uma nação que tem seu governo derrubado e muda de regime pode se tornar mais fechada e instável para qualquer empresa. Isso acontece porque a legislação tende a ser modificada rapidamente.

Sendo assim, pode ser necessária uma readequação das atividades do negócio a fim de evitar perdas. O consumidor também tende a se tornar mais retraído e preocupado, preferindo não gastar até que a situação se normalize.

Para apoia-lo nesse tema, confira os serviços oferecidos pelo Santander Trade. Nesse portal, você encontrará dicas em relação ao contexto político de diversos países, incluindo ambiente jurídico, práticas empresariais e sistema fiscal. Também verá dados sobre expatriação. Assim, poderá escolher o destino mais adequado para sua estratégia de expansão.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.