Busca
Agronegócio Geral

Como prevenir conflitos comerciais ao fazer negócios na China?



Durante o processo de internacionalização, é preciso considerar a diferença de
idioma, de hábitos e de cultura, a fim de evitar um conflito comercial. A China, por exemplo, é um dos mercados mais concorridos do mundo e, para ser bem-sucedido, o empresário brasileiro deve conhecer profundamente a filosofia oriental.

Se você quer estabelecer uma boa relação profissional em território chinês, existem alguns cuidados que não podem ser ignorados. Continue a leitura para descobrir como prevenir uma gafe ao negociar no maior país asiático.

Esteja bem-preparado

Para apresentar uma proposta de transação na China, é fundamental fazer sua lição de casa. Checar toda informação com cuidado, refazer cálculos e aproveitar os recursos disponíveis é imprescindível para causar uma boa impressão. Muitas vezes, é necessário ter contato com vários grupos diferentes na mesma empresa antes de encerrar uma negociação.

Estar preparado envolve não apenas conhecer bem seu produto ou serviço e saber se expressar no idioma. Também é preciso ter material com tradução impecável e saber responder a qualquer eventual objeção ou obstáculo que possa ser apresentado.

Busque a neutralidade política

O regime comunista afeta diretamente a tomada de decisão do empresário chinês. Por isso, o brasileiro deve se manter neutro para evitar conflitos comerciais e cultivar uma boa relação profissional no país. A visão política do negociador não deve inviabilizar uma boa oportunidade.

Seja paciente ao negociar

No que diz respeito à negociação profissional, uma diferença importante entre o Brasil e a China é sua duração. Começar uma relação comercial com uma empresa chinesa passa por diversas etapas, e depende principalmente da construção de confiança.

A cultura oriental valoriza muito a hierarquia corporativa e o relacionamento pessoal entre os colaboradores. Portanto, a melhor maneira de construir uma parceria de sucesso é investir em uma equipe bem-preparada. Assim, é possível apresentar a perspectiva de negócio e permanecer em contato direto com os profissionais envolvidos no longo prazo.

Conheça os costumes

Existem algumas particularidades do mundo corporativo chinês que devem ser observadas para evitar conflito comercial:

  • ao oferecer seu cartão de visitas, utilize as duas mãos;

  • quando receber um cartão, leia-o com atenção para não demonstrar desprezo ou indiferença;

  • o primeiro a entrar na sala de reunião é o líder da equipe;

  • os demais membros devem entrar respeitando a ordem hierárquica;

  • apenas o líder deve tomar a frente da negociação;

  • o negociador deve ser humilde e não demonstrar emoção.

Vale a pena lembrar: ao tratar com a China, não desanime se não obtiver resultado imediato. Cultivar um bom relacionamento profissional e evitar conflito comercial exige adaptação quanto ao 'jeitinho brasileiro' de fazer negócio. Porém, a persistência pode resultar em uma parceria lucrativa para ambas as partes.

Por isso, investir em um planejamento sólido antes mesmo de fazer o primeiro contato é a melhor estratégia para se sair bem no negócio em território chinês.

Para isso, você pode contar com o Santander: o International Desk é uma rede de apoio formada por profissionais experientes que atuam no Brasil e em diversos destinos ao redor do mundo, inclusive na China!

Post ID: | Current Page ID: 6121

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.