Em algum momento da carreira você, como líder, pode ter se esquecido da definição da palavra liderança. Mas o que ela quer dizer afinal? Liderar uma equipe significa motivá-la e reconhecê-la por suas conquistas para que alcancem os melhores resultados como grupo. Liderar é saber ouvir e aconselhar. Liderar é ensinar e aprender – diariamente.
Você, ao liderar, está lidando com pessoas e, mais ainda, com um grupo que te tem como exemplo. Ou seja, é realmente uma enorme responsabilidade: o sucesso do time e do negócio dependem da maneira como você, líder, lida com sua equipe.
É comum que um líder falhe algumas vezes no seu papel perante o time, afinal, todas as pessoas têm direito a errar e aprender com seus erros. Mas não é aceitável que um líder não consiga exercer seu papel por um longo período de tempo.
A empresa precisa de figuras de liderança para obter resultados. Por isso, separamos três perguntas fundamentais para um líder questionar a si mesmo para descobrir se pode estar falhando com sua equipe.
VOCÊ ESTÁ SENDO TRANSPARENTE O SUFICIENTE?
Sua equipe precisa estar alinhada à realidade do negócio. Os objetivos de cada membro devem estar em conformidade com os objetivos que a empresa quer e precisa alcançar. Para isso, você precisa ser transparente com o grupo. Apresente os resultados que eles alcançaram e em que momento a organização está. Situe-os, para que eles entendam seu papel dentro da companhia e comecem a sentir que fazem parte da mudança. Quando você não é sincero, está desperdiçando tempo de produção e performance.
VOCÊ É MUITO BUROCRÁTICO COM A EQUIPE?
Se você acha que regras e regulamentos são a chave para o sucesso, mude já esse pensamento! Claro, uma equipe deve ser organizada e trabalhar em ordem, mas não seja tão rígido com os processos, estimule a capacidade do time criar e inovar, ao invés de seguir padrões já estabelecidos.
Liderança não é só estar no controle, mas sim saber compartilhar e, mais do que isso, valorizar o poder da transformação. Analise se sua equipe está apenas seguindo regras. Se sim, você realmente pode ter confundido liderança com controle e isso vai impedir que todos os membros cresçam e se desenvolvam.
VOCÊ ESTÁ SENDO ACESSÍVEL PARA O TIME?
Pense: você está sendo o líder que gostaria de ter tido quando principiante?
Um líder ideal é um líder acessível. Sim, um gestor que deixa a porta literalmente aberta para seus funcionários. Estabelecer uma relação de confiança com sua equipe é fundamental e a acessibilidade promove isso. Receba bem um membro do seu time quando ele quiser conversar sobre algo. Sorria, faça contato visual, demonstre interesse. Aconselhe, quando necessário. Mostre que ele pode confiar seu desenvolvimento em você.
Nenhuma relação distante vai gerar frutos positivos no futuro. Como líder, aproveite o tempo que você tem com seus funcionários para impulsionar a área e o negócio.