Foto: Divulgação
Diariamente, é comum surgir na agenda de um líder desafios com sócios, colaboradores, clientes, fornecedores e diversos outros. Uma forma de inovar na gestão dos negócios é obter a capacidade de transformar esses problemas em novas oportunidades. Não há uma fórmula pronta para realizar a prática, no entanto, há uma série de estudos que sugerem como é possível desenvolver melhor o senso de solução.
Diariamente, é comum surgir na agenda de um líder desafios com sócios, colaboradores, clientes, fornecedores e diversos outros. Uma forma de inovar na gestão dos negócios é obter a capacidade de transformar esses problemas em novas oportunidades. Não há uma fórmula pronta para realizar a prática, no entanto, há uma série de estudos que sugerem como é possível desenvolver melhor o senso de solução.
O psicólogo educacional da Universidade de Missouri David Jonassen, por exemplo, passou grande parte de sua carreira pesquisando sobre o tema. Para ele, ao enquadrar os desafios como oportunidades, aumentam as chances de encontrar soluções inovadoras.
Diante disso, confira a seguir uma cartilha com 4 dicas de Jonassen para aprimorar esse tipo de pensamento em sua empresa:
1. Enquadre o problema
É importante conhecer bem quais são as áreas que possuem problemas e identificá-las. Reflita como é possível enquadrar esses desafios e liste quais soluções poderiam surgir. Tente avaliar também os impactos de cada problema.
2. Explore diversas perspectivas
Cada perspectiva nos ajuda a ver o problema sob um novo eixo. Esta é uma das vantagens de equipes colaborativas, por exemplo, que podem demonstrar mais variedade de pontos de vistas.
3. Recolha provas
Ao invés de discutir sobre qual perspectiva é melhor, Jonassen sugere que a empresa recolha informações que ajudem a avaliar cada uma. Um bom exemplo é uma pesquisa de mercado ou cliente, que pode demonstrar os resultados na prática.
4. Construa um novo entendimento
Para o estudioso, raramente há apenas uma perspectiva correta. Ele entende que o ideal é que os colaboradores sintetizem um novo ponto de vista que integra os melhores elementos de cada um. Assim, a equipe pode avançar com uma nova compreensão compartilhada.
Diante disso, confira a seguir uma cartilha com 4 dicas de Jonassen para aprimorar esse tipo de pensamento em sua empresa:
1. Enquadre o problema
É importante conhecer bem quais são as áreas que possuem problemas e identificá-las. Reflita como é possível enquadrar esses desafios e liste quais soluções poderiam surgir. Tente avaliar também os impactos de cada problema.
2. Explore diversas perspectivas
Cada perspectiva nos ajuda a ver o problema sob um novo eixo. Esta é uma das vantagens de equipes colaborativas, por exemplo, que podem demonstrar mais variedade de pontos de vistas.
3. Recolha provas
Ao invés de discutir sobre qual perspectiva é melhor, Jonassen sugere que a empresa recolha informações que ajudem a avaliar cada uma. Um bom exemplo é uma pesquisa de mercado ou cliente, que pode demonstrar os resultados na prática.
4. Construa um novo entendimento
Para o estudioso, raramente há apenas uma perspectiva correta. Ele entende que o ideal é que os colaboradores sintetizem um novo ponto de vista que integra os melhores elementos de cada um. Assim, a equipe pode avançar com uma nova compreensão compartilhada.
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