Com o objetivo de apoiar micro e pequenas empresas a direcionar, de forma eficiente os recursos disponíveis para a educação profissionalizante, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria de Inovação e Novos Negócios lançou o SuperTEC: plataforma que permite que os cursos de capacitação das escolas técnicas federais, tanto em nível público quanto privado, sejam criados à partir de demandas específicas de empresas cadastradas neste sistema.
Na nova plataforma do programa, a empresa cadastra a sua necessidade (tanto de novos quadros como de requalificação dos atuais funcionários), acompanha online se a sua demanda foi contemplada e fica sabendo quais são as escolas que poderão ofertar os cursos solicitados. Tudo isso de forma totalmente gratuita para empresas e alunos.
Quem pode pedir cursos da SuperTEC?
Pequenas e médias empresas podem se inscrever e solicitar cursos da SuperTEC. Depois de inscritas, é importante que as empresas indiquem quais qualificações são fundamentais no seu mercado, para que o SuperTEC crie os cursos, que podem ser:
Cursos Formação Inicial e Continuada:Cursos de qualificação profissional, que têm como foco uma formação específica. Os requisitos de acesso podem variar desde a não exigência do Ensino Fundamental completo até a exigência de Ensino Médio completo.
Possuem carga horária mínima de 160 horas e máxima de 400 horas.
Cursos Técnicos:
São ofertados sob três formas: na forma concomitante, integrada e na subsequente. Cada um deles é voltado para um público diferente.
1. Cursos técnicos concomitantes: para alunos que estão cursando o Ensino Médio, preferencialmente nas redes públicas.
2. Cursos técnicos integrados: para alunos que pretendem começar o Ensino Médio já em articulação com o ensino técnico.
3. Cursos técnicos subsequentes: para alunos que já concluíram o Ensino Médio.
Assim, o requisito de acesso ao curso Técnico é estar matriculado ou ter concluído o Ensino Médio.
Possuem carga horária que varia de 800 a 1200 horas e têm duração média de um ano e meio a dois anos.
Como pedir cursos para a sua empresa?
A empresa deve entrar no site da SuperTEC e clicar no item “Cadastrar Empresa”. Após o cadastramento e uma vez logado no perfil da empresa, você pode pedir os cursos no item “Cadastrar Demanda”.
Na plataforma, você poderá administrar os seus dados e sua demanda de cursos, além de acompanhar a aprovação e receber alertas sobre qual escola ficará responsável pela oferta dos cursos.
Os contatos da empresa devem estar sempre atualizados para que você possa receber os comunicados. Aproveite essa oportunidade e cadastre-se hoje mesmo em http://www.supertec.gov.br/.