Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõem uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em setembro de 2015. Elas definem as prioridades e aspirações de desenvolvimento sustentável global para os próximos anos e exigem uma ação mundial dos governos, empresas e sociedade para acabar com a pobreza e criar uma vida com dignidade e oportunidades para todos.
As organizações podem – e devem, considerando o cenário socioambiental atual – considerar os ODS como uma chance de alavancar seus negócios de forma sustentável e participativa, auxiliando na construção de um mundo mais equilibrado e igualitário.
Quais são os objetivos?
1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
4. Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Como implementar os ODS na estratégia do negócio?
Para que, até 2030, os Objetivos de Desenvolvimento sejam alcançados, as empresas precisam se comprometer a traçar seu planejamento estratégico e de negócios baseados nos ODS. Mas, por onde começar?
Defina prioridades
Primeiramente, analise os objetivos acima. A partir das características e necessidades da empresa, será possível verificar quais ODS estão mais relacionados ao negócio, ou seja, como a empresa pode compactuar com o desenvolvimento sustentável a partir de sua produção e atuação. Ao identificar, é preciso estabelecer prioridades de ação em relação a cada um deles.
Estabeleça metas
O modelo de negócio atual da sua empresa é sustentável e inclusivo? Se não, é preciso estabelecer metas que estejam alinhadas com os ODS identificados como prioritários. Os objetivos devem ser mensuráveis e pensados a curto e longo prazo. A curto, de forma que seja possível acompanhar se as ações estão gerando resultados; e a longo, visando o que quer entregar até 2030.
Forme parcerias
Os ODS, para se concretizarem, dependem de um trabalho conjunto entre os diferentes setores e comunidades. Por isso, a empresa deve buscar alianças e parcerias com outras organizações e com a sociedade, de modo que o novo modelo de negócio possa ser construído em colaboração com os stakeholders – sempre pensando no desenvolvimento sustentável da companhia e da população.
Comunique os avanços e resultados
Não deixe de comunicar o desenvolvimento e a contribuição da empresa em relação aos ODS. Mas a comunicação deve ser clara e verídica, de forma que estimule outras organizações no processo e informe concisamente a população sobre os avanços.
Para saber mais
Para se aprimorar ainda mais no assunto, acesse clicando aqui o Guia dos ODS para as Empresas - Diretrizes para implementação dos ODS na estratégia dos negócios.