As leis trabalhistas são acordos legais que definem as permissões e proibições entre empregador e empregado. Ao ignorá-las, você pode não estar garantindo todos os direitos de seus funcionários e isso, consequentemente, gera grandes problemas para seu empreendimento.
Muitas vezes, o erro acontece por desconhecimento das regras e políticas, e não intencionalmente. No entanto, é necessário dedicar tempo para estudar e entender o que as empresas não podem pedir para seus funcionários. Afinal, ninguém quer que seu negócio e seus colaboradores sejam prejudicados, certo?
Confira, abaixo, quatro atitudes errôneas que você deve evitar com seus funcionários.
Trabalhar fora do horário de trabalho sem acordo previamente estabelecido
Acabou o expediente e você ainda não acabou uma demanda? Fique tranquilo. Ter que finalizar algumas tarefas de casa não pode tornar-se rotina e muito menos ser uma obrigação. Precisamos ter tempo livre para resolver nossas pendências pessoais e passar tempo com nossa família e amigos. Uma empresa não pode impor que um funcionário cumpra horas extras todos os dias, a não ser que seja acordado antecipadamente entre as duas partes, seja por compensação de horas ou por renda extra.
Arcar com custos que deveriam ser pagos pela empresa
Custos como viagens a trabalho, corridas de táxi, almoços corporativos ou materiais de escritório não podem ser pagos por funcionários – a não ser que seja para interesse ou utilização própria, no caso de encontros e alguns utensílios. Quando realizados durante a jornada de trabalho e com objetivos profissionais, os serviços devem ser liquidados pela companhia.
Estimular a mentira e práticas antiéticas no ambiente de trabalho
Infelizmente, a prática de mentir é mais comum do que imaginamos no ambiente corporativo. Para algumas empresas, é comum inventar a respeito das qualidades dos serviços e/ou materiais oferecidos para conquistar um cliente. Outras companhias pedem para que os funcionários não sejam transparentes durante alguns procedimentos externos. Independentemente da situação, um empregador não pode pedir que seu funcionário minta: não deixe ninguém dizer que quebrar uma lei ou regulamento é normal no mundo dos negócios, porque não é. Além de sujar a imagem da própria organização, pode prejudicar a carreira do colaborador.
Pedir para o funcionário trabalhar doente ou durante licença médica
Caso você se machuque ou acorde doente em algum dia útil, não se preocupe: para todos os problemas, há uma solução. Dependendo da enfermidade, um médico pode te dar um atestado para o dia ou para o tempo necessário de recuperação. Ao apresentar esse documento, a empresa não pode permitir que você compareça ao escritório. O que fazer com as demandas atrasadas? Peça para trabalhar de casa e veja se assim consegue finalizar as tarefas sem atrapalhar o dia a dia da companhia e de sua equipe. Agora, na hipótese de receber uma licença médica, é permanentemente proibido comparecer ao escritório para trabalhar – e sua empresa não pode exigir isso por Lei.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
>> Abra a sua conta MEI <<