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Networking é fundamental na vida de um empreendedor

Sua empresa precisa ser vista e lembrada. E, para isso, é necessário investir em networking – ou criação de rede de contatos profissionais. Quando falamos no investimento, não estamos falando no lado financeiro, mas sim no interesse e na busca por novas parcerias para compartilhamento de informações, construção de projetos em conjunto e troca de serviços.

A pesquisa Informal Innovation: Entrepreneurship and Informal Communities entrevistou mil empresários de países como Estados Unidos, Londres e China e revelou que as redes profissionais informais são mais importantes para o sucesso empresarial do que seguir estruturas formais de comunicação de uma empresa.

Isso significa que ter uma boa rede de contatos é essencial para qualquer empreendedor alavancar seu negócio. Para tornar o Networking uma prática cada vez mais comum no seu dia a dia como empreendedor, você deve focar em estabelecer contato com potenciais fornecedores, clientes, funcionários e parceiros. Saiba como preparar-se para esse momento.

REDE DE CONTATOS
Descubra quais contatos você deve estabelecer para que seu negócio cresça. Para fornecedores, investigue no mercado quais são os mais qualificados da sua área. Com clientes, verifique potenciais compradores para vender seu produto ou serviço. Para futuros funcionários, procure manter contato com aqueles que trabalham no mesmo segmento. Com os parceiros, identifique empresas que podem incrementar seu trabalho com sua atividade.

ONDE ENCONTRAR
Os melhores locais para começar sua rede de contatos são palestras, conferências e demais encontros setoriais. Como o evento já é segmentado, fica mais fácil da comunicação ser assertiva. Busque iniciar o contato com pessoas que você ainda não conhece e, na conversa, procure oportunidades de crescimento que podem ser compartilhadas.

Você também pode fazer Networking por telefone. Com os contatos dos potenciais parceiros, basta contatá-los e apresentar sua proposta de colaboração.

Tanto pessoalmente, como por telefone, saiba o momento de parar de insistir se o seu contato não estiver interessado em seu negócio, evitando problemas em possíveis futuras parcerias.

QUANTIDADE NÃO É QUALIDADE
Não adianta você ter uma rede de contatos grande se nenhum deles é interessante para o seu negócio. Por isso é importante definir exatamente o que sua empresa está precisando no momento: parceiros, alavancar as vendas, novos funcionários mais qualificados?

Com seu cenário atual definido, fica mais fácil estruturar as necessidades da organização e a melhor forma de estabelecer contato com os potenciais.

COMUNICAÇÃO RECORRENTE
O principal erro do Networking é procurar um contato apenas quando convém ou quando está precisando de algum favor. É necessário manter a comunicação com sua rede, seja por meio de e-mails marketings, brindes, mensagens comemorativas, compartilhamento de informações etc.

Lembre-se: redes de contato podem ser utilizadas em diversos momentos da vida, inclusive se você quiser arriscar na hora de montar um novo negócio. Por isso, nunca arrisque investindo em aproximações falsas.

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