Monetizar dados tem se tornado uma alternativa cada vez mais relevante em um contexto de crescente competição, no qual a empresa trabalha sob imensa pressão para encontrar novas fontes de receita.
Mas é comum que o gestor continue tentando tirar proveito de um ativo tradicional (como recursos financeiros e humanos). Assim, não se dá conta de que dispõe de uma excelente fonte de recurso ainda inexplorada: os dados.
Neste artigo, vamos explicar o que é a monetização de dados e mostrar como preparar a sua empresa para realizar essa estratégia. Boa leitura!
O que é monetização de dados?
O conceito de monetização de dados refere-se à sua utilização para obter um benefício econômico quantificável. Isso inclui métodos como a troca e venda de informação a terceiros ou a criação de um novo produto ou serviço com base nos dados. Envolve, essencialmente, o processo de identificação do valor financeiro de toda informação coletada pela organização.
Como preparar a sua empresa para monetizar dados?
Os dados, por si só, não podem fazer nada pelo seu negócio. É imprescindível organizar as informações, além de estudar a interação com o cliente e compreender que tipo de dado é gerado por ela.
Outro elemento indispensável para preparar a sua empresa é o planejamento estratégico. De modo geral, a organização se perde em meio à grande quantidade de dados apenas por não ter cumprido essa etapa.
Afinal, o valor da informação está na forma de gerenciá-la. Ou seja, na descoberta de uma tendência que, sem um planejamento adequado, poderia passar despercebida.
Para que os dados do seu negócio se tornem acionáveis, é importante definir o que você deseja alcançar com eles: incrementar as vendas, entender o comportamento do consumidor ou otimizar um processo, por exemplo.
Como realizar a monetização de dados?
Transformar o valor da informação em benefício para a sua empresa requer direcionar seu esforço para solução tecnológica, segurança e capacitação ou atração de uma equipe talentosa.
A estratégia pode variar bastante de acordo com a especificidade da sua organização e as características do seu segmento. Mas há alguns itens de extrema importância que não devem ser negligenciados. Veja a seguir!
Refine os dados
A possibilidade aberta pela monetização de dados não se resume a armazenar e vender informações. Trata-se antes de obter valor a partir de um insight, resultado ou associação.
Sua empresa deve contar com uma equipe capaz de explorar as informações disponíveis. A análise de dados permite a segmentação efetiva da clientela e o planejamento da estratégia mais eficiente.
Garanta a segurança das informações
Delimite a responsabilidade e o acesso às informações. Garanta a conformidade com toda política ou protocolo de segurança, privacidade e retenção de dados. Isso é imprescindível para manter o equilíbrio no uso de dados e evitar risco.
Defina um modelo de negócio
A monetização de dados deve ser enquadrada em um modelo de negócio embasado na percepção do consumidor e do valor que o cliente dá à organização.
Conte com uma tecnologia eficiente
O ideal é trabalhar com uma tecnologia que possibilite uma análise em tempo real e de alta velocidade. A ferramenta deve disponibilizar os recursos necessários para o gerenciamento de dados (sejam novos ou antigos) de maneira eficiente.
Quais são as vantagens de monetizar dados?
A organização que consegue transformar dados puros em uma tendência ou ideia valiosa pode recuperar todo o investimento realizado na área de gerenciamento de informações.
O componente financeiro faz parte da monetização de dados. Mas a compensação monetária é apenas uma entre as vantagens que essa prática pode oferecer.
Além de identificar uma nova fonte de receita, ao monetizar dados é possível reduzir custo, aumentar o engajamento da equipe e eliminar qualquer ineficiência.