Busca
Agronegócio Empreendedorismo

É o momento de dar aumento de salário a um funcionário?

Foto: shutterstock

Sua equipe está integrada, trabalhando bem em conjunto e mostrando capacidade nas mais diversas funções. Você deve grande parte das vitórias de sua empresa para eles.

Um dos seus funcionários pede pra conversar. Fala da situação econômica que está vivendo e das atividades que desempenha no seu negócio. Pede, então, que você considere a concessão de um aumento de salário. Como lidar com essa solicitação de maneira justa e correta? Vamos por partes. Leia as nossas recomendações.

Como saber se devo dar aumento de salário?

Avalie os pedidos

De que forma o seu colaborador pediu o aumento salarial? Foi um “ultimato” onde garantiu que, sem o aumento, terá que deixar a empresa? E quanto ao valor, o aumento está fora do que o orçamento comporta?

Coloque tudo na equação e avalie de maneira contextual a indispensabilidade do funcionário. Você pode perdê-lo? Considere o tempo de colaboração, a experiência, a confiança conquistada e a dedicação com que o colaborador trata suas atividades. Observe seu histórico, seus pontos fortes. Mesmo levando tudo isso em conta, ainda dá pra abrir mão do trabalho dele?

Por outro lado, você pode mantê-lo? Caso o aumento salarial que ele está pedindo seja o suficiente pra contratar dois novos colaboradores, que podem desempenhar as funções de maneira integrada e mesmo expandir as atividades, talvez o investimento não se justifique.

A balança é delicada e só você, na posição de administrador, pode concluir com base em suas leituras da situação.

Avalie sua oferta de salário

Os salários que você oferece são justos? Pode ser que, na busca intensa por lucros e manutenção da saúde financeira do seu empreendimento, você tenha negligenciado valores aceitáveis e esteja pagando menos do que seria adequado para seus funcionários.

Lembre-se da sua concorrência. Empresas do mesmo ramo podem oferecer condições melhores e são um fator importante na hora de pesar a concessão de aumento.

Nesse ponto, vale também direcionar sua atenção para o motivo do pedido em si. Fazer um estudo detalhado pode levar à conclusão de que o funcionário realmente está recebendo pouco em vista do que desempenha. Entretanto, uma análise também pode identificar inconsistências na solicitação.

Considere a promoção

Uma alternativa poderosa é a promoção. Idealizar e executar um sistema de promoção, com critérios bem definidos e divulgados, é uma forma justa de conceder aumentos salariais.

O sistema evita, por exemplo, que o aumento para apenas um dos funcionários desmotive os outros da equipe ou pareça arbitrário.

Tenha cuidado ao comunicar suas decisões para os colaboradores. Sempre peça tempo para considerar, definindo um prazo. Enquanto isso, estude o pedido usando as nossas dicas. Seja honesto e apresente com clareza sua posição sobre o aumento de salário requerido. Boa sorte!

Tenha acesso aos conteúdos exclusivos do Programa Avançar, feitos para ajudar você a impulsionar o seu negócio! Cadastre-se em nosso portal e confira.

Post ID: | Current Page ID: 1294

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.