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Será que está na hora do seu negócio mudar de rumo?

Mudar o rumo de um empreendimento pode soar algo arriscado, mas a verdade é que, em mundo em constante transformação, o risco maior pode ser não perceber que chegou a hora de repensar sua forma de atuar. Essa é uma realidade tão forte entre as startups que, no universo das empresas inovadoras, existe até um termo para isso: pivotar. A expressão vem da termo em inglês “pivot”, que significa "mover-se em torno do próprio eixo”.

São vários os exemplos de empresas famosas que pivotaram, ou seja, mudaram completamente sua forma de operar, mantendo as mesmas bases do negócio original. A Amazon, por exemplo, nasceu como uma livraria online e hoje é um marketplace que vende de tudo. A pandemia fez muita gente pivotar: restaurantes que não faziam entregas começaram a operar quase exclusivamente com delivery; eventos realizados presencialmente passaram a ocorrer online.  

Atenção: pivotar não quer dizer deixar de vender sapatos para abrir uma oficina mecânica – ou seja, mudar completamente de ramo. Quem pivota redireciona o caminho do negócio e promove novas mudanças a partir desse redirecionamento. Ao pivotar, você aproveita a experiência adquirida, o conhecimento de mercado, fornecedores e, em muitos casos, até os clientes. A Netflix é um caso exemplar. Começou como uma locadora de DVDs pela internet, percebeu o movimento do streaming e se transformou gradualmente, até ir abocanhando outros pedaços da cadeia, passando a atuar também como uma produtora de filmes e séries.

Apesar de ser uma decisão difícil, mudar o rumo do negócio pode significar a sobrevivência e crescimento do empreendimento. Por isso, um dos pontos fundamentais é tomar cuidado com o apego natural à ideia que originou a abertura do negócio e ter coragem para avaliar as possibilidades de novos caminhos. 

Alguns sinais indicam que está na hora de pivotar o seu negócio:

  • Seu produto/serviço não tem mais a mesma aceitação pelo mercado
  • Seu produto/serviço se tornou obsoleto
  • Seus clientes estão migrando para marcas que oferecem soluções mais modernas
  • Seu setor de atuação está passando por uma mudança de tecnologia
  • Surgiu em seu segmento um formato mais viável e rentável
  • As expectativas, necessidades e interesses do seu público-alvo mudaram

Se o seu negócio se encontra em qualquer uma das situações acima, o melhor a fazer é identificar como é possível readequar seu empreendimento. Entre várias possibilidades estão:

Mudança do público-alvo

É quando um negócio B2B (business to business, ou seja, pensando para atender empresas) passa a se voltar para o consumidor final. Ou vice-versa: um negócio que atendia somente o consumidor final direciona seus esforços para o atendimento empresarial.

Migrar para o ambiente digital

Aqui vale o exemplo de uma loja de roupas femininas que, ao ver reduzir suas vendas no espaço físico, reestrutura todo seu processo para passar a vender online.

Escolher um foco para atuação

Às vezes, é interessante reduzir sua oferta de serviços, concentrando o investimento de tempo e recursos, e prestando um atendimento mais personalizado e especializado.

Ampliar a oferta de produtos/serviços

Este tópico vai em direção contrária ao do anterior. Ao invés de priorizar um serviço, em alguns casos, a solução pode estar em ampliar a oferta, buscando atender as necessidades do seu cliente de forma completa e abrangente.

Mudar de plataforma

Em algumas situações, o problema não está no serviço, mas na maneira como o consumidor tem contato com ele. O que antes foi pensando para ser um site, por exemplo, pode ter melhor resultado como um aplicativo para dispositivos móveis.

Finalmente, saiba que pivotar exige agilidade. Quanto mais cedo você perceber a necessidade de mudança de rumo, mais chance tem de aproveitar oportunidades e, também, de reagir a tempo de não comprometer a sobrevivência de seu empreendimento. No entanto, atenção: pivotar também exige planejamento. É necessário refazer seu plano de negócios, conversar com clientes fiéis que podem apontar necessidades e desejos, conferir o que os concorrentes estão fazendo, reavaliar fornecedores.

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