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Existem formas diversas de garantir um bom atendimento ao consumidor. Em empresas menores, com poucos colaboradores, é mais fácil manter essa qualidade. No entanto, em negócios mais robustos, com muitos funcionários, fica mais difícil criar um controle de como os clientes estão sendo atendidos. Por isso, é essencial criar uma política de atendimento ao consumidor e fazer com que todos da empresa passem a aderir a essas normas.
A seguir, confira algumas dicas para garantir o bom atendimento e, consequentemente, a fidelidade do cliente:
1. Coloque sua política de atendimento ao consumidor por escrito. Esses princípios podem ser criados por você, mas todos os colaboradores precisam conhecer as normas e colocá-las em prática.
2. Crie ferramentas internas para garantir que todos os funcionários tenham instruções claras a respeito da política de atendimento e garantam um serviço de qualidade.
3. Desenvolva um prêmio para os funcionários que melhor cumprirem com a política de serviços prestados.
4. Tenha certeza de que sua paixão pelo bom atendimento percorra todas as áreas da empresa. Seus colaboradores precisam enxergar como a boa qualidade do serviço está intimamente ligada aos lucros e ao seu futuro na companhia.
5. Comprometa-se a oferecer um serviço de excelência, destacando-se da concorrência. Isso com certeza será notado pelos clientes.
6. Mantenha uma comunicação constante com a ponta e peça aos funcionários sugestões para melhorar ainda mais os serviços prestados, já que eles estão em constante contato com os consumidores.
7. Atue de forma incisiva no que os clientes mais valorizam em uma companhia: atenção ao consumidor, competência, disponibilidade para ajudar e confiança.
Prestar um serviço de excelência vai além do que você diz e faz pelo cliente. É também saber o que o consumidor sente e deseja da sua empresa. Veja algumas táticas para descobrir com o que os consumidores mais se preocupam e o que o precisam de verdade:
1. Frequente eventos e feiras que possam ser importantes para o cliente. Dessa forma, você descobre o que a concorrência está fazendo e quais produtos e serviços seu mercado consumidor está buscando.
2. Desenvolva uma conexão pessoal com seus clientes, assim como tem uma boa relação de negócios. Leve-o para jantar, tomar café ou até para um evento esportivo. Nessa atmosfera mais descontraída, você entenderá alguns detalhes que ajudarão a superar a concorrência.
3. Esteja ligado nas tendências e tente incluí-las em seu negócio.
4. Peça feedbacks aos seus clientes regularmente para descobrir se está atingindo as expectativas. Envie questionários, faça ligações e peça sugestões para melhorar os serviços.