A cena chega a causar pânico. Imagine um escritório totalmente caótico, com pilhas e pilhas de documentos que, de tão grandes, chegam a esconder os trabalhadores. Papéis no chão, móveis no meio do caminho, cestos de lixo sobrecarregados.
Um ambiente profissional desorganizado muitas vezes lembra o cenário dos piores pesadelos.
A desorganização diz muito sobre a empresa. Na visão de parceiros ou clientes, por exemplo, pode indicar falta de profissionalismo e produtividade baixa. Está pensando em finalmente começar a organizar seu escritório? Confira algumas ideias.
Elimine o desnecessário
Comece realizando um verdadeiro “ataque” contra tudo o que está desorganizado. Descarte todo o material inútil ou antigo, sem relevância, e arquive o que for necessário. Procure usar um triturador para os documentos.
A parte mais importante é realizar um julgamento frio: tudo o que precisa ficar versus tudo o que pode sair. O procedimento também deve incluir outros elementos, como móveis. Aquela mesa que está amontoada em um canto do escritório talvez possa ser doada. A cadeira que vive no meio do caminho pode ir para a copa.
Padronize a organização
Organizar exige padronizar. Estabelecer um sistema efetivo de arquivamento, por exemplo, economiza muito tempo na hora de procurar uma documentação. Crie etiquetas e cores que ajudem a compreender facilmente o que é cada seção de uma estante. Gavetas com rotulação evitarão confusão e horas perdidas em buscas.
Quer melhorar o clima do seu escritório?
Limpe os seus dispositivos
A limpeza não deve acontecer apenas nas dependências físicas de seu empreendimento. Aproveite o embalo e organize os arquivos dos computadores, sejam desktops ou notebooks. Delete tudo o que já não é importante, faça varreduras com antivírus e libere espaço para as suas operações.
O seu empreendimento usa armazenamento na nuvem? Limpe os arquivos também, priorizando apenas o que é essencial no desenvolvimento das atividades.
Reinvente o espaço
Já pensou que uma redistribuição pode fornecer mais espaço individual para um dos seus colaboradores? Divida o escritório em zonas, adequadas para cada função e especialidade. Espaços mais definidos ajudam muito na organização geral.
Motive com a organização
Melhorar o aspecto de seu escritório é uma tarefa que precisará de apoio coletivo. Em outras palavras, toda a equipe precisa estar envolvida e empenhada com esse objetivo. Aproveite a necessidade de organização para incentivar o trabalho do seu time.