Recentemente, algumas capitais brasileiras passaram por uma crise hídrica. O problema, por ora, foi controlado. Mas nem por isso as empresas devem se esquecer de compactuarem com boas práticas de consumo: a água é um recurso que deve ser utilizado com consciência, especialmente por organizações que influenciam seus funcionários e as comunidades em que estão inseridas.
Novos hábitos podem ser inseridos na realidade da empresa, assim como algumas práticas podem ser revistas: quando o consumo de água da organização é consciente, a companhia consegue observar, ainda, um impacto direto em suas economias.
Verifique se o consumo de água na sua empresa está sendo consciente e continue fazendo mudanças internas para economizar ainda mais esse recurso – e reduzir os gastos da organização:
1. Inspecione vazamentos
Vazamentos podem ser a principal fonte de desperdício de uma empresa. Por isso, a organização deve verificar, regularmente, se os equipamentos ou até mesmo alguns pontos da companhia – como torneiras do banheiro – estão prejudicando a economia na corporação. É preciso checar o hidrômetro com frequência e solicitar que os colaboradores avisem, caso encontrem algo de errado em seus processos.
2. Reforme os banheiros
Se o banheiro da sua empresa não passa por uma reforma há anos, talvez esteja na hora de reconsiderar uma mudança. Substitua torneiras e descargas sanitárias antigas por modelos mais novos, além de serem eficientes, ajudarão a economizar água. Torneiras que funcionam em um sistema de pressão e descargas que possibilitam duplo acionamento devem ser consideradas.
3. Reuse a água
Empresas usam muita água. É inevitável. Mas que tal praticar o reuso do líquido? A empresa pode reaproveitar o recurso para atividades que não precisam de água “totalmente limpa”, como lavagem de pátios, limpeza de equipamentos e irrigação de jardins. Captar água da chuva e tratá-la também é uma ótima opção: pode ser utilizada nas descargas do banheiro e também na limpeza.
4. Tente a lavagem a seco
Se a sua empresa possui veículos, evitar lavá-los com mangueiras é uma boa solução. Uma mangueira pode gastar até 500 litros de água em apenas meia hora de atividade. Uma lavagem a seco pode reduzir – e muito – o consumo. A água também pode ser utilizada para limpeza em áreas da empresa, contate uma organização especializada em faxina ecológica, que conseguem limpar um escritório com apenas um balde de água.
5. Crie campanhas de conscientização
A cultura de consumo consciente deve ser aderida por todos os funcionários para que o resultado seja eficiente. Trabalhe com comunicações e campanhas internas que estimulem a boa prática entre os colaboradores. Tudo o que aprendem no ambiente de trabalho, tendem a levar para a própria casa, impulsionando ainda mais a conscientização das pessoas ao seu redor sobre o tema.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de artigos, vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
• Certificado de MEI
>> Abra a sua conta MEI <<