Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Formas de ter um negócio sustentável

Foto: Shutterstock

A maioria das empresas não tem um conhecimento aprofundado sobre sustentabilidade. De forma geral, uma companhia sustentável é aquela cujas propostas e ações são igualmente baseadas em crescimento do ganho financeiro, ambiental e social. Contudo, a estrada rumo à sustentabilidade não é fácil para grande parte dos negócios.

Se você quer tornar sua empresa mais sustentável, mas não sabe por onde começar, confira 6 estratégias para criar um futuro responsável para a companhia e para a comunidade:

1. Crie valores para a empresa
Você pode mudar tudo em seu negócio menos seus valores e propósitos. Construir os negócios sob uma base sólida de valor é algo essencial para o desenvolvimento da empresa. Por isso, se seus propósitos são pouco específicos, faça uma revisão e aprimore a missão da empresa. Ela precisa ser consistente e agregar valor às atividades realizadas.

2. Abrace as mudanças
Se você for versátil e agir rapidamente, sem dúvida se destacará no mercado. Mas se você se mantiver avesso às novidades e se recusar a se adaptar às novas necessidades, então seu negócio poderá perder forças. Não deixe as mudanças somente no plano das ideias, pois elas só se tornam ferramentas de inovação eficazes quando colocadas em práticas e lançadas no mercado.

3. Foque na criação de uma proposta de valor
Isso não quer dizer que tudo que construiu até agora não teve valor, mas que é importante descobrir quais estratégias de mercado agregam ainda mais valor, em termos do que o cliente precisa para solucionar seus problemas e suprir suas necessidades. No fim do dia, o objetivo de todo o trabalho é oferecer as melhores propostas aos consumidores com os recursos que estiverem disponíveis

4. Crescimento e conforto não coexistem
Você não está mais vivendo no século passado. Hoje em dia, a velocidade com que as mudanças e inovações chegam é tão rápida quanto o piscar dos olhos. Ou seja, se você trabalha no varejo, por exemplo, precisa lidar com a nova era do consumidor e com a concorrência feroz. O mesmo vale para qualquer outro setor, seja a indústria ou mercado financeiro. Os negócios digitais deixaram de ser negócios e se tornaram plataformas. O foco atual é inovar e entregar valor para o cliente.

5. Não tenha a ilusão de que será o melhor em tudo
Na atual lógica do mercado, os negócios não se baseiam mais em uma única companhia entregando valor para o cliente, mas em fazer parte de um ecossistema. Se você não se encaixar nessa nova lógica, então estará se limitando e dificultando os negócios. Você também pode atuar em diversos ecossistemas, sendo que em alguns terá um papel mais secundário e em outros será uma peça essencial para seu funcionamento. O importante é contribuir, de forma maior ou menor, com cada um deles.

6. Foque em uma constante reinvenção
Quem toca o próprio negócio precisa estar constantemente reinventando suas atividades e processos, ao mesmo tempo que tenta manter a confiança de seus colaboradores, clientes e parceiros de trabalho diante dessas mudanças.

 

Post ID: | Current Page ID: 2698

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.